Foto: Arquivo pessoal
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) participou do Encontro Fortec Sudeste 2024, de 17 a 19 de junho, em São Paulo. O evento teve como tema Os NITs na Neoindustrialização brasileira, e foi promovido pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), SciBiz e Triple Helix Conference.
O evento discutiu a atuação especializada dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) diante dos desafios colocados pela política de neoindustrialização brasileira, por meio de debates, proposições e estudo de casos concretos. A assessora técnica de ciência e inovação da FAPEMIG, Cynthia Mendonça Barbosa, apresentou os cases de incentivo aos Nits da FAPEMIG. Ela falou sobre o Programa de Apoio à Inovação Tecnológica da Fundação e seu objetivo central, que busca contribuir para a gestão da Política de Inovação das ICTMGs, por meio do incentivo à atuação e à capacitação dos seus NITs.
De acordo com Cynthia, o encontro promoveu uma troca interessante entre as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Sudeste e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de ser uma oportunidade de mostrar o trabalho consolidado que a FAPEMIG desenvolve com os Nits, desde 2001. “A FAPEMIG tem um programa perene de apoio aos Nits há mais de 20 anos e isso demonstra o quanto eles são importantes para a promoção do sistema de inovação em Minas Gerais. Quando os Nits conseguem rodar a Política de Inovação em suas Instituições de Ciência e Tecnologia, isso impulsiona a inovação em todo o contexto”, afirma.
Núcleos de Inovação Tecnológica
Os NITs são definidos na Lei n.10.973/04 como estruturas instituídas por uma ou mais ICTs, com ou sem personalidade jurídica própria, que tenham por finalidade a gestão de política institucional de inovação e por competências mínimas as atribuições previstas em Lei.
Saiba mais sobre o Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica na FAPEMIG.