Nota de pesar: Daison Olzany Silva

Assessoria de Comunicação FAPEMIG - 23-09-2024
484

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Daison Olzany Silva, que atuou como presidente da Fundação entre 1999 e 2002.

O engenheiro agrônomo Daison Olzany Silva foi presidente da FAPEMIG entre 1999 e 2002 (Foto: Arquivo FAPEMIG)

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Daison Olzany Silva foi professor do Departamento de Biologia e, posteriormente, do Departamento de Microbiologia da UFV. Orientou dezenas de dissertações e teses, além de ter ocupado cargos de gestão dentro da Universidade.

Sua atuação em prol da FAPEMIG é memorável. Foi membro do primeiro Conselho Curador da Fundação, nomeado pelo então governador Hélio Garcia em 1986. Neste cargo, trabalhou ao lado de grandes nomes da ciência mineira como Zigman Brener, Marcos Luiz dos Mares Guia, Ramayana Gazinelli e Wilson Teixeira Beraldo.

Alguns anos mais tarde, em 1999, assumiu como o segundo presidente da história da FAPEMIG. Seu nome foi escolhido a partir de uma lista tríplice formulada pelo Conselho Curador. Como registrado no livro FAPEMIG: uma história de desafios e realizações, “foi nomeado para o cargo pessoa de grande trânsito e credibilidade na comunidade científica, antigo colaborador da instituição: o professor Daison Olzany Silva”.

Sua gestão como presidente da FAPEMIG foi marcada por um redirecionamento da política de fomento à pesquisa da instituição, que passou a induzir pesquisas em temas específicos, a partir das demandas e necessidades do Estado. Outra conquista de sua gestão foi a criação do projeto Minas Faz Ciência, destinado à divulgação científica para o público não especializado.

Daison Olzany Silva tinha 86 anos. Ele faleceu no dia 20 de setembro, e seu sepultamento aconteceu em 21 de setembro, na cidade de Viçosa (MG).