Serão destinados R$6,7 milhões aos projetos de pesquisa aprovados visando potencializar atenção à saúde no contexto de exposição a elementos contaminantes decorrentes da atividade minerária
A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES) divulgaram o resultado referente à Chamada 003/2024 - Pesquisa para Atenção à Saúde. Serão destinados R$ 6,7 milhões aos projetos aprovados pela iniciativa.
O prazo para interposição de recursos é de dez dias corridos, contados a partir do primeiro dia após a data de publicação do resultado parcial no Diário Oficial.
Ao todo, foram apresentadas 18 propostas, sendo que três foram aprovadas. Os projetos são da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),
Confira o resultado
Segundo a chefe do Departamento de Parcerias Públicas da FAPEMIG, Caroline Mariete Pimentel, a chamada tem como objetivo apoiar iniciativas que visam potencializar a atenção à saúde num dos contextos mais desafiadores para o Brasil nos últimos anos - a exposição a elementos contaminantes decorrentes do impacto da atividade minerária.
“Dessa forma, a Chamada 003/2024 busca não apenas o desenvolvimento de soluções técnicas e científicas, mas também a construção de um sistema de saúde mais preparado para esse tipo de adversidade, promovendo a saúde como um direito fundamental para todos, especialmente para as populações mais vulneráveis”, explica.
Pesquisa para Atenção à Saúde
Destinada às Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMG) sediadas em Minas Gerais e cadastradas junto à FAPEMIG, a chamada incentiva propostas que contribuam para o desenvolvimento de estratégias e produtos técnicos e tecnológicos que potencializem a atenção à saúde em áreas mineradoras.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fale Conosco.