Governo de Minas lança em Portugal edital para atrair empresas inovadoras ao estado

Agência Minas - 18-11-2024
658

Estimular o crescimento e a atração de Centros de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Engenharia e de empresas inovadoras para Minas Gerais, incentivando a geração de emprego e renda e a retenção de talentos. Esse é o objetivo do Compete Minas - Linha Atração de Empresas Inovadoras (Come to Minas), uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), lançado na última quinta-feira (14/11) pelo governador Romeu Zema, em Lisboa, Portugal.

Clique aqui para acessar a chamada

O primeiro passo da nova linha do Compete Minas é uma chamada que vai disponibilizar R$ 20 milhões em recursos não-reembolsáveis para custear projetos de inovação tecnológica. As propostas devem promover a atração ou constituição de Centros Empresariais de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Engenharia no estado e a transferência de empresas de base tecnológica ou startups para Minas Gerais.

“É muito importante estarmos sempre nos posicionando e acompanhando as tendências mundiais. Os empregos tecnológicos, por exemplo, têm hoje uma média salarial mais alta que os demais, e, cada vez mais, as oportunidades estão ligadas a esse setor”, afirma o governador Romeu Zema.


O governador de Minas, Romeu Zema, lançou a chamada Come to Minas durante evento em Portugal. (Fotos: Aluísio Eduardo / Digital MG)

Come to Minas
A oportunidade é direcionada a empresas e cooperativas de todos os portes que não estão em Minas Gerais e têm interesse de instalar estruturas de pesquisa, desenvolvimento e inovação no estado; para empresas e cooperativas que já estão em Minas e que desejam constituir ou atrair centros de inovação, engenharia ou similares; e para empresas de base tecnológica e startups que desejam se instalar em Minas Gerais.

O pesquisador da startup holandesa Solaq, Pierre Banoori, participou do evento de lançamento do programa. A empresa desenvolve uma tecnologia para produzir água potável a partir da umidade do ar. "Temos um sistema sustentável, que funciona utilizando energia solar. Sabemos que Minas Gerais está se destacando na geração de energia fotovoltaica, por isso é um local atrativo para o nosso negócio. O programa do governo do Estado foi bem estruturado e é um incentivo interessante", afirmou Banoori.

Com uma infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento robusta e um ecossistema de inovação pujante, o estado já abriga dezenas de centros empresariais de pesquisa, desenvolvimento, inovação, engenharia e similares. Google, ArcelorMittal e Stellantis são algumas das empresas multinacionais que decidiram instalar suas unidades de pesquisa e inovação em Minas Gerais.

"Minas Gerais é um estado com muito potencial. O ‘Come to Minas’ é a oportunidade para que empresas inovadoras de fora do estado e do Brasil se instalem em nosso estado, investindo em Minas e gerando emprego e renda para os mineiros", destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Fortalecimento da relação
O governador Romeu Zema, acompanhado pelos secretários de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, e de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, se reuniu com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, para fortalecer os laços comerciais e de cooperação entre Minas Gerais e a República Portuguesa.

Zema destacou que Portugal é uma importante porta de entrada dos produtos mineiros na União Europeia e a atuação do Governo de Minas para tornar o estado o melhor lugar para se investir.

A comitiva mineira também esteve na Embaixada do Brasil em Lisboa. Foi entregue a medalha da Inconfidência ao embaixador Raimundo Carreiro, contemplado com a honraria em abril deste ano.

“Nós estamos fazendo o que nunca foi feito antes. Estamos aqui em Portugal fortalecendo a imagem do nosso estado. O governador criou um departamento que cuida só das relações internacionais e temos uma aproximação com embaixadas e governos de outros países”, declarou o secretário Marcelo Aro.

Dúvidas e informações sobre a chamada podem ser solicitadas pelo Fale Conosco da FAPEMIG.

(Agência Minas)