Já é possível acessar, na Vitrine Tecnológica gerenciada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), uma relação de 42 sistemas multiusuários vinculados a instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) sediados no Estado. A divulgação da listagem tem por objetivo incentivar ainda mais a colaboração entre pesquisadores e grupos de pesquisa em Minas.
Sistemas multiusuários são equipamentos ou infraestruturas de pesquisa que possibilitam o uso compartilhado. Ou seja: além de proporcionar a economia de recursos por meio do uso conjunto de equipamentos de alto valor, também incentivam a troca de experiências acadêmicas.
Para conferir a relação, basta entrar no espaço dedicado ao tema na Vitrine Tecnológica. Dentro os sistemas cadastrados estão infraestruturas de instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Apoio FAPEMIG
Os sistemas incluídos na Vitrine Tecnológica receberam apoio da FAPEMIG por meio da chamada “Programa de Apoio a Instalações Multiusuários”, lançada em 2024. O objetivo da ação foi conceder apoio para o funcionamento das instalações desse tipo e induzir o seu compartilhamento para apoio a pesquisas em desenvolvimento.
Ao todo, 173 propostas foram recebidas. O resultado parcial, referente à faixa B, já foi divulgado. Em breve, será divulgado o resultado das faixas A e C.