FAPEMIG apresenta planejamento de 2025 a pró-reitores das ICTs mineiras

Bárbara Melo - 14-02-2025
423

A FAPEMIG recebeu, nesta quinta-feira (13), os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Minas Gerais para reunião de apresentação das ações previstas pela Fundação em 2025. Dentre os assuntos apresentados, a previsão de lançamento de novas chamadas e o aniversário de 40 anos da FAPEMIG foram destaque.

Para 2025, a FAPEMIG irá focar ainda mais no incentivo e acompanhamento dos pesquisadores desde o início da carreira. Nesse sentido, foi previsto que parte do orçamento empenhado para o ano será destinado às bolsas de formação e, deste montante, haverá uma destinação para bolsas de iniciação científica nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Stem).

Essa é uma novidade no planejamento da FAPEMIG que pretende, ao longo dos próximos anos, implementar tanto bolsas de bolsas de iniciação cientifica, quanto de mestrado e doutorado nas áreas Steam de maneira a incentivar e acompanhar a formação do pesquisador. Em paralelo, em 2025 também haverá uma nova chamada para bolsas de pós-doutorado, além das tradicionais bolsas de iniciação científica júnior, iniciação cientifica e de pós-graduação em todas as áreas.

“Nós não vamos delimitar programas e cursos, nós vamos priorizar as áreas estratégicas. Então se alguém de humanidades tiver algum projeto com algum tema nas áreas Stem, ele também será contemplado”, destaca Luiz Gustavo Cançado, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI) da FAPEMIG.

Mudanças

Outra novidade é quanto à nova metodologia da chamada Demanda Universal. Em 2025 o valor investido será de R$ 90 milhões buscando abranger, além de pesquisadores no início da carreira, aqueles que também precisam de impulso para dar continuidade a seus projetos. Também haverá a possibilidade de colaboração de projetos com empresas.

A DCTI apresentou o planejamento das chamadas do ano, além de uma proposta de fluxo considerada ideal para os editais da FAPEMIG. Em oito meses, deveriam ser cumpridas as etapas de elaboração do edital até a divulgação dos resultados pós-recursos.

Novas mudanças também foram previstas para as Câmaras de Avaliação de Projetos, como a adição de mais pesquisadores nas câmaras existentes e a criação de uma Câmara Multidisciplinar.

Troca de experiências

A reunião com os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação acontece desde 2024 e busca aproximar as instituições das atividades desenvolvidas. Os convidados foram apresentados às novas propostas e puderam contribuir com ideias de aprimoramento e execução das atividades previstas para 2025. O momento também foi importante para a idealização de parcerias e promoção de novos projetos.

FAPEMIG 40 anos

Em 2025, a FAPEMIG celebrará seus 40 anos com diversas atividades voltadas a apresentar os resultados do investimento feito em pesquisa ao longo dos anos. Dentro da programação haverá palestras de projetos inspiradores em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais, a feira Inova Minas, o Fórum Confap e o lançamento iniciativas que vão aprimorar a experiência dos usuários da FAPEMIG.

Fique de olho no site da FAPEMIG e nas suas redes sociais (@fapemig) para ficar por dentro da programação.