Seminário de avaliação parcial do PPSUS

Tatiana Nepomuceno - 07-08-2019
5048

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), em Belo Horizonte, a abertura oficial do Seminário de Acompanhamento e Avaliação Parcial do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) – Chamada 07/2017. O evento foi promovido pela ESP/MG, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

Na mesa de abertura, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, falou sobre os desafios para a CT&I na atualidade e a importância de encontros como estes para que a sociedade conheça os projetos contratados com o dinheiro público, seus resultados parciais e saiba cobrar por estes investimentos, principalmente na área da saúde. “É importante que a comunidade se aproprie do conhecimento gerado na academia e, mais do que isto, que o SUS tome para si o que será apresentado nestes três dias de seminário (7,8 e 9) e transforme as ideias em ação”, aponta.

Também participaram da mesa de abertura do evento a diretora da ESP/MG, Lenira de Araújo Maia, a coordenadora nacional do PPSUS, Marge Tenório, o coordenador de fomento à pesquisa em saúde do Ministério da Saúde, Leonardo Ferreira Machado, a analista de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Suzana Rachel de Oliveira e a assessora de Parcerias em Saúde da SES/MG, Claudia Hermínia de Lima Silva. Para Claudia Hermínia, o encontro é uma oportunidade para incluir propostas científicas que contribuam para a gestão da saúde pública em Minas Gerais e discutir sobre possíveis soluções para problemas que afligem a sociedade. “Serão mais dois dias de discussão e aprendizado. Uma pequena amostra de tudo que o Estado produz na área científica e um momento oportuno para mostrar para a população que investir em pesquisa, em especial na área da saúde, é fundamental para aumentar a eficiência assistencial, econômica e operacional do SUS”, finaliza. 

O evento segue nesta tarde de quarta-feira até 17h, e termina na sexta-feira (9). A iniciativa é gratuita, não há necessidade de inscrição prévia e possui uma extensa programação, que pode ser visualizada aqui.


Serviço

- Data: 7, 8 e 9 de agosto de 2019

- Horário: 9h até 17h

- Local: Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (Esp/MG)

- Endereço: Av. Augusto de Lima, 2061, Barro Preto – Belo Horizonte.


Sobre a Chamada 07/2017

A chamada FAPEMIG 07/2017 - Programa de Pesquisa para o SUS é uma parceria entre a Ministério da Saúde, CNPq, FAPEMIG e SES/MG. Seu objetivo foi apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde em Minas Gerais no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram contemplados 49 projetos que enquadram-se em linhas de pesquisa divididas nos seguintes eixos: Planejamento, Gestão e Inovação em Saúde; Informação, Educação e Comunicação em Saúde; Monitoramento e Avaliação de Programas e Políticas em Saúde, Vigilância em Saúde e Regulação da Atenção em Saúde, Regulação da Atenção em Saúde.