Outlab – Open Innovation

Ascom UFMG - 13-09-2019
4583

A ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas nos centros de ensino e pesquisa têm sido um dos principais motores para a economia e desenvolvimento social das nações. Com o intuito de potencializar o conhecimento gerado nos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e impulsionar a interação entre Universidade e empresas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq), e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) estão realizando o Outlab: programa de aceleração de negócios exclusivo para laboratórios, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) para sua execução.

Em sua primeira edição, equipes de 25 laboratórios da UFMG participaram de uma imersão de nove semanas para o aprimoramento e expansão de suas áreas comerciais. Para apresentar os resultados alcançados por meio desta iniciativa pioneira, será realizado, no dia 16 de setembro, o evento de encerramento do programa no modelo de Open Innovation – expressão usada para destacar a colaboração e relacionamento entre os diversos atores do ecossistema de inovação.

O evento é gratuito, aberto ao público e a programação envolve rodada de negócios entre empresas e laboratórios participantes; show case com a exposição das atividades dos laboratórios; seguida de cerimônia de encerramento e happy hour para mais networking.

“A conexão entre ICTS e empresas tem sido amplamente utilizada no mundo contemporâneo, em que as tecnologias estão avançando de forma acelerada, com impactos em toda a sociedade”, afirma o prof. Alfredo Gontijo de Oliveira, presidente da Fundep. De acordo com o pró-reitor de pesquisa da UFMG, prof. Mario Fernando Montenegro Campos, “os resultados das investigações científicas dos laboratórios apresentam grande potencial de se tornarem produtos ou serviços inovadores para as pessoas. O Outlab é uma oportunidade excelente para auxiliar os pesquisadores nesta tão necessária, mas desafiadora transposição”, explica.

O PROGRAMA

Idealizado como o primeiro programa de aceleração de laboratórios do Brasil, o Outlab é uma realização da PRPq UFMG e da Fundep. Sua proposta é baseada na expertise da Fundep de mais de quatro anos em pré-aceleração, aceleração e atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo.

A iniciativa não envolveu custos para os laboratórios e consistiu em metodologias de vendas e sensibilização para o potencial comercial dos participantes. Foram abordadas quatro áreas específicas: mercado, serviço, venda e pós-venda. A agenda contemplou palestras, workshops, orientação individual com agentes de aceleração e mentores (profissionais especializados para o acompanhamento), bem como bancas para avaliação e feedback dos resultados.

SERVIÇO: apresentação de resultados do Outlab – Open Innovation

  • Dia: 16 de setembro de 2019, segunda-feira
  • Horário: até 22h 
  • Local: Fiemg – Av. do Contorno, 4456, BH/MG
  • Inscrições gratuitas aqui.