Apoio a projetos que incentivam interação Academia-Empresas

Vanessa Fagundes - 16-09-2019
8240



Tríplice Hélice é o nome dado a um modelo que associa o aumento das taxas de inovação tecnológica a uma parceria entre governo, empresas e universidades ou centros de pesquisa. Não por acaso, esse é o nome da chamada lançada pela FAPEMIG que, a partir de hoje (16) já recebe propostas: Tríplice Hélice: interação Governo – ICT – Empresa. O objetivo é transformar tecnologias desenvolvidas por equipes de pesquisadores em novos produtos, serviços e processos para o mercado.

Segundo Rafael Marques Pessoa, gerente de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a Chamada busca tirar das prateleiras as tecnologias já desenvolvidas. “A ideia é coloca-las no mercado a fim de gerar valor para o Estado, seja por meio do desenvolvimento de novos produtos, seja por novos negócios”, conta.  

A Tríplice Hélice diferencia-se por focar em tecnologias que já tenham a requisição de proteção intelectual perante os órgãos competentes, no Brasil e/ou exterior. Ou seja, as empresas – público alvo da iniciativa – devem acessar o portfólio de tecnologias das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) de Minas Gerais e o portfólio de tecnologias desenvolvidas por inventores independentes, identificar aquelas que se interessam em desenvolver e assinar um Termo de Anuência com o potencial parceiro. 

Se a proposta for aprovada, empresa e ICT deverão formalizar a parceria por meio de instrumento jurídico adequado. Para Rafael Pessoa esse investimento poderá fortalecer o diálogo entre academia e setor empresarial. “A empresa poderá estabelecer uma parceria com o proprietário e juntos desenvolverem a tecnologia”, informa. 

Ao todo, serão investidos R$60 milhões nos projetos aprovados. Cada proposta não pode ultrapassar o valor de R$20 milhões e há necessidade de contrapartida da empresa proponente de, no mínimo, 2/3 do valor total da proposta. Além dos itens previstos no Manual da FAPEMIG, serão financiáveis, também, itens relacionados com as atividades de prova de conceito, desenvolvimento de protótipo, avaliação de desempenho e testes de conformidade e certificação, dentre outros.

As propostas devem ser enviadas por meio do sistema Everest até as dezessete horas do dia 4 de novembro de 2019. A chamada FAPEMIG 04/2019 pode ser vista aqui.