Imagem: FAPEMIG
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) está com diversas oportunidades abertas. Dentre elas duas se destacam por estarem em sua primeira edição: a Chamada Tríplice Hélice: interação Governo – ICT – Empresa e o Programa Centelha - MG.
De acordo com o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, a abertura de Chamadas nesses novos modelos visam a fomentar a interação universidade e empresas. “As empresas precisam aumentar a sua produtividade, serem mais competitivas, e nada melhor do que conhecimento técnico e científico para proporcionar isso. Ao invés de buscar em Israel, busca-se na UFMG”, pontua.
Devido ao ineditismo das Chamadas, a Fundação está promovendo workshops em universidades e instituições mineiras parceiras para divulgar e esclarecer dúvidas. Evaldo Vilela informa que os eventos objetivam explicar o que a FAPEMIG pretende com essas oportunidades. “Essas Chamadas são diferentes das que disponibilizamos tradicionalmente, então cabe a nós explicar para a comunidade o que queremos dela”, informa.
Saiba por onde a FAPEMIG passará e programe-se para tirar suas dúvidas.
16/10 – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)
Horário: 9h30
Local: Auditório da Faemg – Avenida Carandaí, 1115, Funcionários.
17/10 – Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC)
Horário: 8h30
Local: BH-TEC, Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, Engenho Nogueira.
Inscrição pelo Sympla: bit.ly/conexaobhtec
Mais informações aqui.
18/10 - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)
Horário: 9h
Local: Auditório do BDMG, Rua da Bahia, 1600, Lourdes.
24/10 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Horário: 9h30
Local: Auditório B 106-CAD3 – Avenida Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha.
15/10 – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Horário: 9h
Local: Campus Sede, Auditório CCBS, prédio 6.
A Tríplice Hélice: interação Governo – ICT – Empresa objetiva transformar tecnologias desenvolvidas por equipes de pesquisadores em novos produtos, serviços e processos para o mercado. A Chamada diferencia-se por focar em tecnologias que já tenham a requisição de proteção intelectual perante os órgãos competentes, no Brasil e/ou exterior.
De acordo com o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, há aproximadamente 1600 a 1800 patentes e registros cultivares nas universidades e institutos de pesquisa mineiros. “Queremos que os empresários as conheçam e se interessem em usa-las, pois, dessa forma, é possível levar o conhecimento que está na gaveta para o mercado. Afinal, uma patente só tem valor quando vira alguma coisa que ajude as pessoas”, conta.
Ao todo, serão investidos R$60 milhões nos projetos aprovados. As propostas devem ser enviadas por meio do sistema Everest até o dia 4 de novembro. Saiba mais aqui.
Já o Programa Centelha busca estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias. Evaldo Vilela explica que o Programa está em busca de pesquisadores e empreendedores com uma ideia, de base tecnológica, que já esteja na inovação, mas que não têm dinheiro para bota-la em prática. “Se essa ideia vai dar certo ou não, não nos preocupa no momento”, conta.
A Chamada recebe propostas até o dia 30 de outubro. Saiba mais aqui.