Sistema Integrado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em foco

Téo Scalioni - 24-01-2018
4313

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) tem apoiado à construção do Sistema Integrado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SIAPA). Tanto que no final do ano passado, o presidente da instituição Prof. Evaldo Vilela, participou da palestra magna de abertura do o Workshop das Instituições Estaduais e Distritais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no qual proferiu o tema A agricultura do futuro e os novos desafios para as políticas públicas.


O evento teve como objetivo construir uma proposta de sistema integrado para os serviços públicos voltados ao setor agropecuário, contemplando estruturas que contribuam para gestão participativa na formação de políticas e a transferência de recursos financeiros entre entes da federação do modelo. A proposta do SIAPA é inspirada nos modelos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


De acordo com uma Carta de Minas Gerais, alusiva ao Workshop e redigida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (CONSEGRI), ao longo da história a agropecuária tem contribuído com o País na produção de alimentos, fibras, bioenergia, com preservação dos recursos naturais. Segundo a carta, também há de se considerar que o setor gera excedentes que são exportados, o que contribui com o superávit da balança comercial e na melhoria do Produto Interno Bruto (PIB), que reflete em melhores condições de vida da população.


Diante desse cenário, as estruturas governamentais que formulam e implementam as políticas públicas para o setor agropecuário necessitam de recursos humanos, financeiros e de infraestruturas compatíveis com a importância do segmento, sendo esse o propósito do Sistema Integrado de Agricultura, Pecuário e Abastecimento.