Sistema inovador possibilita economia de água e energia na lavoura

Téo Scalioni - 08-02-2018
4359

Nos tempos de hoje, qualquer tipo de economia é fundamental não apenas para diminuir custos do negócio, como também preservar o meio ambiente. Foi a partir daí, que surgiu a IrrigoSystem – Sistema Automático de Irrigação, um conjunto de soluções que possibilita o agricultor economizar água e energia elétrica necessários aos sistemas de irrigação, contribuindo para o aumento da produtividade das lavouras. Nele, o sistema automático para irrigação disponibiliza uma estação que consegue monitorar o solo, alimentada por energia solar. Assim, a irrigação otimizada é realizada de maneira mais assertiva sem o desperdício.


De acordo com o coordenador do projeto, Alan Kardek, o mais importante do sistema é contribuir para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. A pesquisa realizada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está em teste de campo há cerca de um ano. “Os resultados são bastante satisfatórios, no entanto, toda pesquisa requer aperfeiçoamentos e atualizações para que possa acompanhar os avanços tanto da sociedade quanto do estado da técnica”, afirma Kardek.


Segundo ele, os próximos passos envolvem a instalação do projeto junto a um sistema de irrigação de larga escala, para realizar uma avaliação a respeito da economia de água e energia elétrica proporcionados pelo sistema, bem como do aumento da produtividade da lavoura. Em seguida, se pretende estabelecer parcerias para que o produto possa estar disponível no mercado o mais breve possível. “A maior dificuldade que enfrentamos é a burocracia para realizar as compras relacionadas ao projeto. O procedimento é muito demorado e toma muito tempo dos pesquisadores envolvidos”, lamenta o pesquisador.


O projeto que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) teve o seu pedido de patente depositado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2013. Em setembro de 2017, o IrrigoSystem foi exposto na Inova Minas, mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia realizada na praça da Liberdade. “Foi excelente. O mais importante foi ter o feedback do público sobre o produto apresentado. Várias pessoas elogiaram e já queriam saber onde poderiam adquiri-lo”, orgulha-se Kardek.