Live FAPEMIG aborda vacinas: como e quando?

Assessoria de Comunicação Social / FAPEMIG - 28-09-2020
4849

Texto atualizado: 29/09/2020


A pandemia causada pelo coronavírus suscitou diversos debates, um deles é sobre a produção das vacinas. Com mais de 32 milhões de infectados no mundo, sendo mais de quatro milhões só no Brasil, a Covid-19 reduziu ou paralisou diversas atividades econômicas e sociais, e muitos brasileiros se perguntam ‘quando teremos a vacina?’.   

Dessa forma, buscando promover o debate sobre os processos científicos que envolvem a produção de vacinas, a FAPEMIG realizará no dia 30 de setembro (quarta-feira), às 11h30, a live Vacinas: sim ou não, como e por quê? E quando?. O evento acontecerá no perfil do Instagram da FAPEMIG (@fapemig) e contará com a participação do professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vice-presidente Regional - Minas e Centro-Oeste da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Mauro Teixeira.

Teixeira é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG e obteve o doutorado em Imunofarmacologia pela University of London. Pesquisador 1A do CNPq o professor é membro da Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Comissão Científica da Anvisa (CCVISA). Presidente da Sociedade Brasileira de Inflamação (SBIn), ele também coordena o INCT em dengue e interações hospedeiro-microorganismos. O pesquisador atua na área de inflamação, especialmente tentando compreender a relevância e mecanismos moleculares da resposta inflamatória durante doenças infecciosas e autoimunes. 

Mauro Teixeira coordena, ainda, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos (CPDF) do ICB/UFMG, laboratório parceiro do Instituto Butantan para testagem da vacina Coronavac, da biofarmacêutica Sinovac Biotech, umas das candidatas para combater o coronavírus.


LIVE FAPEMIG

A fim de fomentar o debate sobre temas importantes para a ciência e para a população a FAPEMIG lançou em julho desse ano a iniciativa LIVE FAPEMIG. Os acontecem de forma mensal, pelo perfil no Instagram da FAPEMIG, e busca levar a população informação sobre ciência, tecnologia e inovação.

Já foram temas da LIVE FAPEMIG: “Fazer ciência em tempos de crise” e “Conexões e oportunidades para novos negócios”. Para ficar por dentro de todos os eventos da FAPEMIG acesse as nossas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin pelo @fapemig.


Serviço: 

LIVE: Vacinas: sim ou não, como e por quê? E quando?

Data e horário: 30 de setembro, 11h30

Convidado: professor de Bioquímica e Imunologia da UFMG e vice-Presidente Regional - Minas e Centro-Oeste da ABC, Mauro Teixeira

Transmissão: https://www.instagram.com/fapemig/