Desafio de empreendedorismo para as mulheres

Vanessa Fagundes - 09-03-2018
4692

O Dia Internacional da Mulher chamou atenção, também, para a presença das mulheres no meio técnico-científico e empresarial. De acordo com pesquisa promovida pela L’Oréal e a Unesco, apenas 28% de pesquisadores, no mundo, são mulheres. Já pesquisa recente do IBGE aponta que apenas 38% das mulheres ocupam cargos de liderança no Brasil.


Com a proposta de contribuir para a mudança desse cenário, acaba de ser anunciado o Desafio de Empreendedorismo do Legado Acadêmico – DELA, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O projeto foi apresentado durante evento do projeto Mulheres por Minas, realizado ontem (8), no Mercado Central de Belo Horizonte.


A proposta do DELA, que ganhou como parceiro o Mulheres por Minas, é desenvolver habilidades empreendedoras para as mestrandas e doutorandas que recebem bolsa de pesquisa da FAPEMIG. A ação visa a reduzir a desigualdade de gênero no ambiente técnico-científico, estimular a transformação da ciência em empreendimentos e, sobretudo, promover o aumento da empregabilidade das alunas.


A expectativa é que o DELA FAPEMIG seja lançado em abril. Na FAPEMIG, o projeto será executado pelo Sistema Mineiro de Inovação (Simi). Novas informações, em breve, em nosso site.