FAPEMIG renova convênios de seu Programa de Apoio à Pós-Graduação

Vanessa Fagundes - 12-03-2021
5109

A FAPEMIG acaba de publicar novos convênios com 24 instituições beneficiadas pelo seu Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG). Os convênios têm a duração de cinco anos, a contar de março de 2021, e garantem o acesso a bolsas (níveis mestrado e doutorado) e a taxa de bancada aos programas de pós-graduação sediados no Estado e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O PAPG tem como objetivo contribuir para a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, tecnologia ou inovação. Busca, também, fortalecer os programas de pós-graduação strictu sensu de Minas Gerais, fomentando o surgimento de novas pesquisas e a consolidação de uma comunidade acadêmica estadual qualificada e atuante.

“A qualificação de pessoas em nível de mestrado e doutorado é condição imprescindível para a formação de uma comunidade científica relevante, sem a qual se obstaculizaria a produção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de pesquisas importantes para o desenvolvimento do Estado”, opina Jurcimar Ferreira Martins, chefe do Departamento de Programa de Bolsas e Eventos Técnicos. “Desta forma, o apoio aos programas de pós-graduação stricto sensu representa uma ação prioritária para impactar positivamente o ambiente acadêmico, científico e industrial do Estado”.

Dentre os impactos esperados por meio do PAPG estão a formação de mestres e doutores para a pesquisa, ensino e/ou ambiente empresarial; o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação; o aumento da produtividade científica e técnica; e a formação de recursos humanos mais qualificados que possam contribuir para o avanço da ciência, tecnologia e inovação.

As regras específicas encontram-se no Manual PAPG.