FAPEMIG reativa bolsas de Iniciação Científica

Vanessa Fagundes - 21-05-2021
1445

A FAPEMIG acaba de lançar sua chamada 02/2021: Seleção Pública de Adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBIC. O anúncio foi feito ontem (20), durante a solenidade em comemoração aos 35 anos da agência mineira. A chamada tem como objetivo credenciar as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação e as Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas em Minas Gerais para a concessão de cotas de bolsas, conforme suas capacidades de orientação nessa modalidade.

O prazo de credenciamento será de 60 meses, contatos a partir da celebração do convênio. O número de cotas a serem concedidas, por instituição, será estabelecido conforme critérios estabelecidos pela Deliberação nº 166 do Conselho Curador da FAPEMIG, publicada em 13 de abril de 2021 (veja a publicação aqui). Dentre esses critérios, estão indicadores de desempenho institucional relativos a qualidade do ensino de graduação, qualidade da pós-graduação e qualidade das atividades de pesquisa.

Os recursos previstos são de até 23 milhões por ano. As propostas serão recebidas até 1º de julho de 2021 e a previsão é que os resultados sejam divulgados em 2/8/21. A chamada está disponível aqui, e os anexos podem ser visualizados aqui.  Dúvidas podem ser encaminhadas por meio do Fale Conosco: http://fapemig.br/pt/envio-de-perguntas/.


Está previsto o investimento de R$23 milhões por ano em bolsas de IC (Foto: João Oliveira/FAPEMIG)