Júnia Cioffi toma posse como presidente do Conselho Curador da FAPEMIG

Vanessa Fagundes - 08-06-2021
4773

A médica Júnia Guimarães Mourão Cioffi, presidente da Fundação Hemominas, tomou posse nesta terça (8) como presidente do Conselho Curador da FAPEMIG. Ela foi eleita por unanimidade para um mandato de dois anos, conforme o artigo 22 do Regimento Interno do Conselho. “Agradeço a todos os conselheiros que me elegeram como presidente. A FAPEMIG tem uma importância enorme na evolução da pesquisa feita pela Hemominas. É uma honra assumir o cargo e espero contribuir com o meu melhor”, disse ela, em sua fala de agradecimento.

Júnia Cioffi foi saudada pelos demais conselheiros, que desejaram sucesso. Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG, destacou sua atuação enquanto conselheira, marcada por proposições construtivas e considerações relevantes. “Tenho certeza de que será uma atuação extraordinária. Teremos alguns momentos difíceis pela frente, mas saberemos enfrentá-los da melhor maneira possível. Esse ambiente de discussão harmônica e troca de ideias fortalece a FAPEMIG e, consequentemente, o sistema de ciência, tecnologia e inovação de Minas Gerais”.

Na oportunidade, foi feito agradecimento, também, ao trabalho realizado por João dos Reis Canela (Unimontes), que deixa a presidência. Sandra Almeida, reitora da UFMG e membro do Conselho Curador, destacou sua cordialidade e senso democrático. “Agradeço ao período em que esteve na presidência. Tivemos momentos difíceis, que foram conduzidos com tranquilidade e respeito às opiniões.”

A posse de Júnia Cioffi aconteceu durante reunião ordinária do Conselho Curador referente ao mês de junho, realizada no formato online. 

Currículo
Júnia Cioffi possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), especialização em Pediatria (1989), Hematologia e Hemoterapia (2007) e mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2005). Atualmente é Presidente da Fundação Hemominas, médica hematologista colaboradora do Ministério da Saúde junto à Gerência Geral de Sangue, Outros Tecidos e Órgãos, e à Coordenação da Política de Sangue e Hemoderivados; faz parte do corpo clínico como médica - hematologista do Hospital Felício Rocho e do Hospital São Camilo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia e Hemoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: hospital, transfusão, controle externo, hemocomponentes e guia. Clique aqui para acessar o seu currículo Lattes.

Atribuições do Conselho
O Conselho Curador da FAPEMIG é responsável por definir as diretrizes da Fundação. É formado por 12 membros destacados da comunidade científica estadual, com mandato de quatro anos não coincidentes. Desses 12 membros, quatro são de livre escolha do governador, quatro são indicados em listas tríplices pelas instituições de pesquisa e ensino superior sediadas no Estado, vinculadas ao governo federal e universidades particulares, e os outros quatro são indicados, também em listas tríplices, por entidades de pesquisa e ensino superior vinculadas ao governo estadual. 

Conheça os conselheiros.