Nomeado diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG

Vanessa Fagundes - 26-06-2021
6772


Marcelo Gomes Speziali é o novo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 25/6, sábado. Ele foi escolhido pelo governador Romeu Zema a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho Curador da Fundação. De acordo com o estatuto da FAPEMIG, Speziali assume um mandato de três anos.

O estatuto da Fundação, registrado no decreto estadual nº 47.931, de 29 de abril de 2020, estabelece que a diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI) tem como competência formular e coordenar as atividades de fomento, concessão de bolsas de ensino e pesquisa, apoio e incentivo à pesquisa e à inovação científica e tecnológica e de gestão da propriedade intelectual. De acordo com o organograma da Fundação, estão subordinados à DCTI três gerências e sete departamentos, além de uma assessoria técnica de ciência e inovação.

Também respondem à DCTI as Câmaras de Avaliação de Projetos, compostas por pesquisadores de reconhecida competência em seus campos de atuação. As Câmaras são responsáveis pela análise, classificação e recomendação das propostas submetidas à FAPEMIG por meio de chamadas públicas. Atualmente, a Fundação mantém 11 Câmaras, divididas por área do conhecimento.

Marcelo Speziali é o novo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG. (Foto: arquivo UFOP)

Currículo

Marcelo Gomes Speziali foi pesquisador visitante no MIT - Koch Institute for Integrative Cancer Research (2013). É doutor em Catálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), com período de estágio na Universidade Técnica de Munique (TUM-Alemanha). Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Foi coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo e da Incubadora de Empresas Incultec da UFOP no período de 2014-2017. Atua com pesquisas nas áreas de: catálise; sistemas de liberação controlada de fármacos; líquidos iônicos suportados; acoplamentos cruzados (Heck, Sonogashira e Suzuki) para obtenção de produtos da Química Fina, especialmente fragrâncias e flavorizantes. Especialista na área de proteção à Propriedade Intelectual - Patentes (busca prévia, escrita e correção de relatórios descritivos). Possui experiência na área de empreendedorismo tecnológico. É coordenador da Associação Fórum de Gestores de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (FORTEC) regional Sudeste.

Marcelo Speziali possui uma página de internet onde é possível conferir publicações de artigos, materiais produzidos e vídeos de palestras. Acesse aqui