Novas capacitações reúnem empreendedores do Centelha MG

Vanessa Fagundes - 15-07-2021
4377

Planejamento financeiro, vendas, aspectos jurídicos, pitch e experiência do cliente. Esses foram os temas das novas capacitações oferecidas, ao longo do mês de junho, aos empreendedores contemplados na primeira edição do Programa Centelha. O objetivo dos treinamentos é promover o aprendizado e a troca de experiências, fortalecendo as equipes e os empreendimentos.

Em Planejamento Financeiro e Captação de Recursos, curso realizado em 2/6, Pablo Miranda e Gabriel Eleutério, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordaram a solução de problemas ligados às finanças de pequenas e médias empresas. Eles destacaram a importância do planejamento para enfrentar crises e sustentar uma estrutura sólida e deram dicas relacionadas à gestão do fluxo de caixa, redução de custos e roteiro de crescimento.

A segunda etapa do curso sobre Pitch aconteceu em 9/7 e foi ministrada por Paulo Granjeiro, do NETEC/INDETEC da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Ele falou sobre a elaboração do roteiro e a importância de uma apresentação de impacto, o que inclui organização e padronização visual. “O pitch não é algo acadêmico, e sim um negócio”, destacou o apresentador, acrescentando, ainda, a necessidade de clareza nos objetivos e no que deve ser falado.

No dia 16/6, Thales Oliveira e Maria Caroline Oliveira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), trataram dos aspectos jurídicos. Eles passaram noções gerais sobre contratos, sobre conceitos como investimento anjo e sobre elementos essenciais a um contrato de prestação de serviços (partes envolvidas, pessoas física e jurídica, objeto, obrigações, pagamento, dentre outros). Também foram discutidos o regime tributário e a Lei do Bem.

Vendas para empresas de inovação foi o tema da capacitação realizada no dia 17/6. A instrutora foi Marina Moura, do Sebrae, que abordou, dentre outros, a objetividade e o foco no problema como pontos importantes para a venda; fases de uma startup; processo de vendas; e a necessidade de dialogar o máximo possível com o cliente, identificando, dessa forma, suas necessidades.

Por fim, no dia 23/6, os participantes tiveram a oportunidade de discutir a Experiência do Cliente. Experiências positivas e negativas de clientes com empresas de diferentes ramos foram mencionadas. Apresentou-se aos participantes conceitos como customer success (CS) e customer experience (cx), jornada do cliente (o que é e a sua construção) e como controlar a satisfação do cliente (métricas e ferramentas).

Todos os encontros foram finalizados com momento para perguntas e esclarecimento de dúvidas. Mais duas capacitações estão previstas para o mês de julho, dando continuidade às ações.


As capacitações são realizadas em plataforma online e reúnem empreendedores beneficiados no Programa Centelha

Centelha MG

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). É operado pela Fundação CERTI e, em Minas Gerais, executado pela FAPEMIG. Outras informações sobre o Centelha MG podem ser obtidas aqui