Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do curso Fala Ciência

Agência RMCC - 11-11-2021
4731

A pandemia do novo coronavírus e os episódios de negacionismo da ciência levaram muitos pesquisadores e instituições a criarem projetos de divulgação da ciência direcionados ao público não especializado. Mas, o que é divulgação científica e como fazê-la com eficiência? Debater estes temas é o objetivo da 10ª edição do curso Fala Ciência, promovido pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro, e a transmissão será pelo canal do Fala Ciência no YouTube. As informações sobre a programação e as inscrições gratuitas podem ser feitas por meio da plataforma Sympla pelo link.

Esta 10ª edição do evento promete um dia inteiro dedicado a quem quer saber mais sobre divulgação científica. O curso começa às 9h com uma rápida abertura feita pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, pela presidente da Liga da Ciência Preta Brasileira, Luciana Maria Silva, e pela coordenadora da RMCC, Nayane Brader. Em seguida, o professor Yurij Castelfranchi (UFMG) explica porque deveríamos formar um ecossistema de divulgadores da ciência e como atuar contra a desinformação e o negacionismo. Ainda na parte da manhã, às 11h, Valéria de Fátima Raimundo (UFMG) e Denise Nacif Pimenta (Fiocruz-MG) mostram algumas boas práticas de divulgação científica que estão sendo realizadas por instituições mineiras.

À tarde, a partir das 14h, Dilian Caiafa (Fundep) e Mariana Lacerda (MHNJB/ UFMG) debatem as possibilidades de financiamento coletivo como estratégia complementar para a arrecadação de recursos para bons projetos. Apesar do crescimento no ambiente digital, a prática ainda é recente no contexto científico e desafia pesquisadores a interagirem além de suas comunidades. E, para encerrar, Fábia Lima (UFMG) e Paulo Basílio (PUC/MG) discutem os desafios das assessorias de comunicação das instituições, em lidarem com a proliferação de perfis institucionais nas plataformas digitais.

O Fala Ciência é aberto a todos os interessados e emite certificados de participação. Confira a programação completa no site do Sympla.