FAPEMIG divulga resultado do Tecnova II

Júlia Pinheiro - 22-03-2022
4534

Foi divulgado o resultado da chamada 03/2021 da FAPEMIG: Programa Tecnova II - Subvenção Econômica à Inovação. Das 67 propostas apresentadas, 10 foram aprovadas para contratação. Ao todo, R$2 milhões foram alocados para as propostas aprovadas, que podem ser conferidas, na íntegra, aqui.

Os projetos aprovados abarcam diferentes áreas do conhecimento e setores econômicos. Considerando que um dos objetivos do Tecnova II é impulsionar as atividades econômicas e de inovação do país, o chefe do Departamento de Parcerias Empresariais, Gabriel Vieira Pereira Bona, salienta que a iniciativa é uma ação importante que aproxima a FAPEMIG do setor empresarial de Minas Gerais. "Este projeto de subvenção econômica funciona como modalidade de inovação nas empresas, seja de forma isolada ou em parcerias com as ICTs e outras empresas. Ele permite alocar os recursos diretamente nos empreendimentos, o que é muito importante no âmbito da inovação".

Após a publicação do resultado, há um prazo de até 10 dias corridos para a interposição de recursos. A apresentação das razões de recurso deverá ser efetuada, preferencialmente, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no módulo de Peticionamento Eletrônico, e encaminhada à unidade SEI FAPEMIG/DCTI. Os recursos também podem ser endereçados ao Diretor de Ciência e Tecnologia da FAPEMIG, via correio ou protocolado na sede da FAPEMIG. 

Programa Tecnova
Resultado de uma parceria entre a FAPEMIG e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a iniciativa apoia projetos inovadores em áreas como o agronegócio, biotecnologia, eletroeletrônico, meio ambiente, mineral metalúrgico e tecnologia da informação e comunicação, de empresas nacionais de qualquer porte sediadas em Minais Gerais. Dessa forma, o objetivo do Programa é fomentar por meio de recursos de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis) o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores, visando a implementação de setores econômicos estratégicos nas políticas públicas federais, além de atender a política pública de inovação do Estado.

Em sua primeira edição, realizada entre 2013 e 2019, 51 propostas foram beneficiadas. Os seus resultados podem ser conferidos na publicação "Catálogo de Resultados", disponível aqui.

Mais informações sobre a Chamada 03/2021 - Tecnova II podem ser acessadas aqui.

Dúvidas podem ser enviadas para o Fale Conosco.