Nova data: "Ciência e o Esporte" é o tema da live FAPEMIG

Júlia Rodrigues - 01-12-2022
3804

A cada nova edição da Copa do Mundo de Futebol, acompanhamos a crescente modernização das tecnologias associadas ao esporte. A Copa do Mundo no Qatar, se destaca, entre muitas novidades, pela criação de sistemas avançados para o resfriamento do estádio, semiautomatização da detecção de impedimentos e o uso de drones para garantir a segurança nos locais das partidas.

Essa tendência inspira a live FAPEMIG que terá como tema “A Ciência e o Esporte”. A transmissão será ao vivo no perfil oficial da FAPEMIG no Instagram (@fapemig) no dia 14 de dezembro, às 15h.

Convidamos para este bate papo a professora do Departamento de Sistemas de Produção (DESP) da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Eliane Ayres. A convidada é também uma das pesquisadoras envolvidas na criação do Tecido Controlador Térmico vencedor do Prêmio Patente do Ano pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) em agosto deste ano.




Tecido Controlador Térmico
A pesquisa que deu origem a patente desenvolveu-se durante 11 anos. Em 2012, a ideia nomeada “Materiais de mudança de fase aplicado ao design de tecidos inteligentes” conquistou o primeiro lugar na 26° edição Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o tema “Inovação tecnológica nos esportes” na categoria Estudante do Ensino Superior.

Desenvolvido por um grupo de pesquisadores da UEMG com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o tecido têxtil inteligente é capaz de absorver e armazenar energia fornecendo conforto térmico a quem utiliza. Isso é possível porque cria um microclima estável capaz de promover a termorregulação do indivíduo e evitar a produção excessiva de suor. 

Por isso, é ideal para confecção de vestimentas esportivas podendo também ser aplicado na produção de uniformes para profissionais da limpeza urbana, segurança, siderúrgicos e equipamentos de proteção individual (EPIs).