FAPEMIG divulga cotas de bolsas PIBIC e BIC-Jr 2019

Tuany Alves - 06-02-2019

A Diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) divulgou a distribuição das cotas institucionais do Programa Bolsa à Iniciação Científica e Tecnológica Institucional (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica Júnior (Bic-Jr) de 2019. Confira a divisão aqui.

Cabe frisar que as cotas das bolsas dos programas de mestrado e doutorado, diferente do PIBIC e do BIC-Jr,  seguem a resolução do Conselho Curador 82 de maio de 2015. Todas as cotas estão disponíveis na plataforma Everest.

A data para entrega do Formulário de Prestação de Contas Científica de Convênios será dia 15/02/2019 – conforme cláusula décima dos termos assinados. Destaca-se que a previsão de abertura do sistema para implementação dos bolsistas também será no dia 15 de fevereiro, para cotas de Março de 2019.


PIBIC e BIC-JR

O PIBIC tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e consolidação científica das instituições mineiras de pesquisa e ensino e a promoção da iniciação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, por meio da concessão de cotas institucionais de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. Já o Bic-Jr busca despertar em estudantes do ensino fundamental, médio e de educação profissional da Rede Pública, a vocação científica para a pesquisa, concedendo bolsas para participarem de projetos/atividades de pesquisa ou de extensão científica, tecnológica ou de inovação, orientados por pesquisador qualificado.