COMPOSIÇÃO SINTÉTICOS INIBIDORES DE DESACETILASES DE HISTONAS (HDCAs), COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS, PROCESSO DE PREPARAÇÃO E USO

IDENTIFICADOR: 244 | DATA: 04-11-2020
258

SETOR ECONÔMICO:

Biotecnologia


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Necessidade de tratamento com agentes tumorais, além do potencial de tratamento de uma variedade de doenças humanas, como câncer, anemia falciforme, artrite reumatoide e hipertrofia cardíaca, associadas a disfunção de HDCAs.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente invenção refere-se a treze compostos inibidores de desacetilases de histonas, seu processo de síntese e seu uso como agentes antitumorais, composições farmacêuticas, processo de obtenção e uso. A maioria dos compostos descritos foi sintetizada em poucas etapas, mesmo apresentando estrutura química mais complexa que o fármaco vorinostat e a Santacruzamate A. Dentre os compostos sintetizados, seis apresentam um grupo pró-fluoróforo em sua estrutura química, o que os torna fluorescentes sob luz ultravioleta (¿ = 365 nm) e, assim, permite o uso desses como sondas biológicas para localizar e desvendar mecanismos epigenéticos.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Os compostos descritos nesta patente de invenção apresentam estrutura químicamais simples que o fármaco romidepsin (2) e, em sua maioria, estrutura química mais complexa que os seus protótipos.

A intervenção nas alterações epigenéticas tem se apresentado como um campopromissor no desenvolvimento de novos fármacos.

Uma variedade de doenças humanas, como câncer, anemia falciforme, artrite reumatóide e hipertrofia cardíaca, está associada à disfunção de HDACs.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY - UFSJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2016 021672 9


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de inovação tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.