Institucional
Publicado em 08 de out. de 2019 · Atualizado em 08 de out. de 2019 · Leitura: 0 min
por Vitor Hugo Silva

Santos Dumont é conhecido, no Brasil, como o pai da aviação, tendo sido responsável, entre outros, por ser o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por motor a gasolina. Em homenagem a esse grande inventor, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) criou o Programa Santos Dumont. Seu objetivo é financiar projetos de iniciação tecnológica, que permitam a estudantes aplicar as teorias aprendidas em sala de aula em projetos de cunho prático e/ou participar de competições tecnológicas de caráter educacional.

O Programa está com uma chamada aberta para financiamento de projetos. Ao todo, serão investidos R$1,6 milhão nas propostas, sendo que cada uma não poderá ultrapassar o valor de R$ 80 mil. Dentre os itens financiáveis estão equipamentos, softwares, passagens e diárias.

Os interessados deverão enviar suas propostas por meio do sistema Everest até 8 de novembro de 2019. Lembrando que, para a submissão, é preciso ter o cadastro atualizado no sistema e o currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

Para mais informações e/ou ter acesso à Chamada FAPEMIG 06/2019, clique aqui.

Programa 

A primeira edição do Programa Santos Dumont teve início em dezembro de 2005 e foi concluída um ano depois. A segunda chamada foi lançada em 2012, quando 30 projetos de diferentes instituições do todo Estado foram aprovados.

Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da FAPEMIG, Paulo Sergio Lacerda Beirão, o Programa está de volta, principalmente, pelos bons resultados obtidos nas edições anteriores. “A iniciativa foi bem avaliada nos anos anteriores, em que tivemos resultados bastante positivos, com vários projetos aprovados. A ideia é que isso seja periódico, estimule e incentive a criatividade”. Com o retorno da Chamada, a expectativa é que diversas ideias criativas e inovadoras sejam beneficiadas, de todas as Instituições Cientificas e de Tecnologia de Minas Gerais (ICTs MG). “A expectativa é que haja, novamente, uma resposta muito positiva das ICTS mineiras, que apareçam diversos projetos interessantes e que eles possam não só concorrer, mas também ganhar prêmios”, disse.

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março
Institucional

05 de mar. de 2026

FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março

Imagem da notícia Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

03 de mar. de 2026

Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

Imagem da notícia FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal
Eventos

02 de mar. de 2026

FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal