Inovação
Publicado em 10 de abr. de 2023 · Atualizado em 10 de abr. de 2023 · Leitura: 0 min
por Assessoria de Comunicação SEDE

O Compete Minas é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a FAPEMIG, com o apoio da Fiemg, Faemg, Fecomércio, Ocemg e do Sebrae. Essa é uma oportunidade para que empresários e empreendedores possam acessar recursos públicos não reembolsáveis para desenvolverem projetos de inovação e produtos tecnológicos dentro de seus negócios.

O programa impulsiona os setores econômicos do Estado, além de aproximar as instituições de ensino e pesquisa e a iniciativa privada. Dividido em duas chamadas: a chamada 12, Tríplice Hélice, voltada para as instituições de ciência e tecnologia (ICT), conta com aporte de mais R$40 milhões para universidades públicas e privadas realizarem projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por ICTMG, em parceria com empresas, startups ou cooperativas mineiras.  Acesse aqui a chamada e os anexos necessários à submissão.

A chamada 13, intitulada Empresas, disponibiliza também mais de R$40 milhões nesta segunda rodada. É indicada para empresas, startups e cooperativas mineiras que tenham condições de desenvolverem produtos e/ou processos inovadores e tecnológicos, novos ou significativamente aprimorados para o mercado nacional, e gerir os recursos angariados de forma independente, sem a parceria de uma ICTMG. Acesse aqui a chamada e os anexos necessários à submissão.

Empresas e ICTs interessados em receber a subvenção econômica do Compete Minas poderão submeter projetos até 17/04/23.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o programa é uma importante ação do Governo de Minas para estimular o crescimento das empresas no Estado: “Ao incentivar acesso a recursos para inovação junto ao setor privado, o Estado se posiciona como amigo do empreendedor, impulsionando empresas a criarem diferenciais para enfrentar a concorrência. O Compete Minas oferece melhores condições para que empreendimentos mineiros se desenvolvam e, consequentemente, contribuam para gerar oportunidade de emprego e renda aos mineiros”, enfatiza.

Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG, completa: “O apoio à inovação faz parte da missão da FAPEMIG. Nesse sentido, o Compete Minas vem para somar às oportunidades oferecidas, prometendo um impacto muito significativo no processo de transferência de tecnologias geradas na academia para o setor empresarial, tanto pelo volume de recursos disponibilizados quanto pelas interações induzidas”.

Dúvidas podem ser encaminhadas pelo Fale Conosco

(Com informações da Assessoria de Comunicação da SEDE MG)

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março
Institucional

05 de mar. de 2026

FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março

Imagem da notícia Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

03 de mar. de 2026

Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

Imagem da notícia FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal
Eventos

02 de mar. de 2026

FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal