Institucional
Publicado em 19 de ago. de 2024 · Atualizado em 19 de ago. de 2024 · Leitura: 0 min
por Vanessa Fagundes

O Papo de Inovação do mês de agosto foi realizado na última quarta (14) com a participação do professor e pesquisador Luiz Gustavo Cançado. Ligado ao Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele desenvolve trabalhos de ponta na área de nanociência, especificamente com a caracterização de materiais. Ele falou um pouco sobre sua trajetória profissional e propôs o debate: será que ciência básica e ciência aplicada são mesmo tão distintas e bem delimitadas?


Foto: Carla Radicchi

Cançado acredita que não, já que as duas tendem a se entrelaçar e, dessa forma, impulsionar a ciência. Ele conta que vários dos estudos dos quais participou, ainda que tivessem como foco, por exemplo, a construção de um equipamento (uma aplicação), resultaram em artigos que exploram os conceitos do campo. Um exemplo é o artigo Localization of lattice dynamics in low-angle twisted bilayer graphene, que foi capa da revista Nature em fevereiro de 2021.

O professor também mencionou a presença da FAPEMIG ao longo da sua carreira. Segundo ele, a chamada Universal foi muito importante nos estágios iniciais, para financiar os primeiros projetos. Depois, a chamada para Grupos Emergentes ajudou sua equipe, que era jovem, a se estabelecer. Com o grupo consolidado, as chamadas direcionadas aos laboratórios multiusuários foram importantes para a compra de equipamentos e manutenção do laboratório. Atualmente, ele destaca a chamada de incremento da maturidade da inovação e escalonamento de tecnologias. “Sempre tive oportunidades com a FAPEMIG”.

Conheça o palestrante

Luiz Gustavo Cançado é professor associado no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo ocupado o cargo de Chefe de Departamento de 2017 a 2020. Também foi membro do Comitê de Assessoramento do CNPq em Física e Astronomia e, atualmente, é o coordenador adjunto de programas profissionais na Capes na mesma área. Especialista em nanometrologia, se dedica ao estudo e desenvolvimento de materiais avançados, com ênfase em grafeno e outros materiais bidimensionais. Cançado foi agraciado com o Prêmio Capes de Teses em 2006 e tornou-se membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências em 2014, recebendo, em 2024, o Prêmio Peter Muranyi em Ciência e Tecnologia. Contribuiu para o avanço da nanotecnologia no Brasil coordenando o Projeto MGgrafeno, que estabeleceu a base para uma indústria de grafeno em Minas Gerais.

Papo de Inovação
Papo de Inovação é um encontro mensal com pesquisadores e empreendedores de Minas Gerais. Direcionado à equipe gerencial, a proposta é conhecer um pouco mais sobre a trajetória de nossos clientes, além de coletar sugestões sobre como a FAPEMIG pode melhorar ainda mais os seus serviços.

Dentro da iniciativa, a FAPEMIG já recebeu nomes como Deborah Malta, Luciana Silva e Rochel Lago. O próximo encontro já está marcado. Será no dia 12 de setembro, quinta-feira, com o pesquisador Álvaro Eiras, da UFMG.

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia Conheça três podcasts que aproximam ciência do público com debates sobre tecnologia e sociedade 
Ciência

12 de mar. de 2026

Conheça três podcasts que aproximam ciência do público com debates sobre tecnologia e sociedade 

Imagem da notícia Bolsistas já podem emitir comprovante de rendimentos 
Institucional

11 de mar. de 2026

Bolsistas já podem emitir comprovante de rendimentos 

Imagem da notícia Conexão FAPEMIG discute chamada para disseminação do conhecimento científico da Epamig 
Ciência

09 de mar. de 2026

Conexão FAPEMIG discute chamada para disseminação do conhecimento científico da Epamig