Ciência
Publicado em 01 de fev. de 2022 · Atualizado em 01 de fev. de 2022 · Leitura: 0 min
por Vanessa Fagundes

A chamada 01/2022 da FAPEMIG – Demanda Universal foi lançada em 5 de janeiro e já está recebendo propostas para o financiamento de projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. A fim de esclarecer uma dúvida que tem sido apresentada de forma recorrente, foi publicada a Nota Explicativa nº 1, que busca esclarecer o item 3.3.8.

Esse item estabelece que os pesquisadores contemplados nas chamadas 01/2017 e 01/2018 (Demanda Universal) ou 02/2017 e 02/2018 (Programa Pesquisador Mineiro), desde que não tenham recebido recursos financeiros, podem concorrer à chamada. No caso de terem os projetos aprovados, precisam optar pelo projeto anteriormente contratado ou por aquele aprovado na edição 2022.

A Nota esclarece que o mesmo procedimento é válido para os pesquisadores que receberam parcialmente os recursos nas chamadas de 2017 ou 2018. É possível submeter proposta e, caso essa seja aprovada, será necessário optar pelo projeto anteriormente contratado ou por esse, contemplado na chamada 01/2022.

Se a opção for pelo projeto selecionado na chamada atual, a proposta contratada em 2017 ou 2018 será cancelada e o Termo de Outorga, rescindido.

A nota explicativa nº 1 está disponível aqui

A chamada 01/2022, assim como seus anexos, pode ser acessada aqui

No caso de dúvidas, basta entrar em contato via Fale Conosco.

Compartilhar

Mais Notícias

Todas as Notícias
Imagem da notícia FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março
Institucional

05 de mar. de 2026

FAPEMIG informa data para pagamento de bolsistas em Março

Imagem da notícia Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

03 de mar. de 2026

Nota de pesar: Elerson Paulo Gonçalves 

Imagem da notícia FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal
Eventos

02 de mar. de 2026

FAPEMIG lança Conexão FAPEMIG e realiza live tira-dúvidas da Demanda Universal