Publicado em 10 de ago. de 2021

Setor(es) Econômico(s)

Software e Tecnologia da Informação

Problema

O objetivo ao desenvolver esse aplicativo foi planejar, desenvolver, avaliar e manter um sistema embarcado para controle de presença discente no IFTM – Campus Patos de Minas, substituindo, assim, as listas diárias de presença, que culminam em um desperdício de tempo e papel. Para tal, tendo em vista a localização geográfica do campus e a ampla utilização de passes de ônibus, que contam com a tecnologia de radiofrequência, decidiu-se pelo emprego de um leitor RFID, em conjunção com um software de controle e um banco de dados. Assim, o aluno usará o próprio cartão de transporte público para registrar sua presença.

Solução

O IFrequência pode ser dividido em três grandes esferas: leitor de cartões, software de gerenciamento (instalado no computador do CAE) e servidor AWS, que realiza a mediação sem fio entre os dois primeiros. Cabe ao servidor da AWS armazenar todas as informações necessárias para o funcionamento do projeto, incluindo dados de alunos, tabelas de presença e dados sobre as leituras, que devem ocorrer apenas em horários predeterminados por intermédio do software de gerenciamento. Além disso, é tarefa dessa seção disponibilizar às outras duas esferas de funcionamento meios para que os dados possam ser acessados, modificados e excluídos, de forma segura e garantida. Para isso, optou-se por implementar uma API. O software de gerenciamento, por sua vez, fica incubido de exibir ao CAE todos os dados da AWS, de forma que o setor em questão tenha total controle sobre o cadastro dos alunos, as tabelas de presença e os horários de leitura. O programa deve, ainda, gerar mensalmente planilhas do Excel, nos moldes exigidos pela coordenação. Finalmente, é da competência do leitor de cartões baixar, pela API, os dados sobre leituras, de forma a selecionar aquela que está mais próxima e permitir o processamento dos dados, quando devidamente autorizado. Os códigos RFID lidos devem ser submetidos ao servidor, que realiza as verificações necessárias e escreve a presença do aluno, retornando seu nome para que seja exibido no display do leitor. Ao encerrar o horário de leitura, o leitor deve, automaticamente, bloquear o processamento de novas tags.

Benefícios

Agilidade no Controle Acadêmico; Economia de papel e impressões;

Aplicações

O programa pode ser adaptado para qualquer controle utilizando Rádio Frequência.

Número do Processo no INPI

BR512020002719-9

Titular(es)

  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM

Inventor(es), Autor(es) ou Melhorista(s)

  • juniamagalhaes@iftm.edu.br

Contato

Links úteis / Vídeos


Se interessou pela tecnologia?

Caso tenha interesse em obter mais detalhes sobre essa patente ou discutir possíveis aplicações e parcerias, acesse o formulário de interesse e preencha suas informações.