Publicado em 04 de nov. de 2022

Setor(es) Econômico(s)

Biotecnologia

Problema

Resultados indeterminados são o ponto mais desafiador dos testes sorológicos para o HTLV. Dessa forma, diversos estudos estão sendo realizados no mundo na procura por novas abordagens metodológicas para a detecção do HTLV que sejam de execução mais rápida, barata, sensível e específica.

Solução

A tecnologia proposta trata de uma proteína quimérica contendo epitopos das proteínas p19, gp46 e Tax dos vírus HTLV-1 e HTLV-2, os quais são ligados por conectores flexíveis de aminoácidos, bem como um método de diagnóstico de alta especificidade e sensibilidade, permitindo a detecção de resposta sorológica aos vírus HTLV-1 e/ou HTLV-2 em amostras biológicas de organismos infectados, sintomáticos e assintomáticos.

Benefícios

A proteína recombinante quimérica da presente invenção pode ser usada para a preparação de diferentes produtos de interesse das indústrias farmacêuticas e biotecnológicas, especialmente kits para diagnóstico da infecção causada por HTLV (HTLV-1 + HTLV-2). Pode também ser usada para o preparo de composições imunogênicas e biofármacos e como insumo para a produção de anticorpos policlonais e monoclonais.

Aplicações

Diagnóstico laboratorial e desenvolvimento de fármacos.

Número do Processo no INPI

BR 10 2018 012370 0 A2

Titular(es)

  • Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais – HEMOMINAS; Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG

Inventor(es), Autor(es) ou Melhorista(s)

  • Núcleo de Inovação Tecnológica da HEMOMINAS: inovhemos@hemominas.mg.gov.br

Contato

Núcleo de Inovação Tecnológica da HEMOMINAS

inovhemos@hemominas.mg.gov.br

Links úteis / Vídeos

Informações adicionais

Pesquisa, Licenciamento


Se interessou pela tecnologia?

Caso tenha interesse em obter mais detalhes sobre essa patente ou discutir possíveis aplicações e parcerias, acesse o formulário de interesse e preencha suas informações.