PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO - (PAPG)
 

1 OBJETIVO

Contribuir para a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, tecnologia ou inovação, bem como o fortalecimento dos programas de pós-graduação strictu sensu do estado de Minas Gerais, recomendados pela CAPES, fomentando o surgimento de novas pesquisas e a consolidação de uma comunidade acadêmica estadual qualificada e atuante.

 

2 PÚBLICO ALVO

Programas de Pós-Graduação stricto sensu ofertados por instituições de ensino superior públicas, privadas e confessional.

 

3 JUSTIFICATIVA

A qualificação de pessoas em nível de mestrado e doutorado é condição imprescindível para a formação de uma comunidade científica relevante, sem a qual se obstaculizaria a produção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de pesquisas importantes para o desenvolvimento do Estado.

Desta forma, o apoio aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu representa uma prioritária ação para impactar positivamente o ambiente acadêmico, científico e industrial do Estado.

 

4 IMPACTOS ESPERADOS

  1. Formação de mestres e doutores para a pesquisa, ensino e/ou ambiente empresarial;
  2. Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação;
  3. Aumento da produtividade científica e técnica;
  4. Formação de recursos humanos mais qualificados que possam contribuir para o avanço da ciência, tecnologia e inovação.

 

5 REGRAS ESPECÍFICAS

Demais regras encontram-se no  Manual PAPG .