PROGRAMA DE APOIO AO MESTRADO E AO DOUTORADO ACADÊMICO-PROFISSIONAL
 

1 OBJETIVO

Contribuir para o fortalecimento e para a ampliação do mestrado e doutorado profissional, recomendado pela CAPES, possibilitando a capacitação de profissionais, em diversas áreas do conhecimento, para atuar na solução de desafios do setor produtivo empresarial.

 

2 PÚBLICO ALVO

Instituição de Ensino Superior, sediada no Estado de Minas Gerais, que oferte mestrado ou doutorado profissional.

 

3 JUSTIFICATIVA

A assimetria existente entre a academia e o setor produtivo dificulta a interação entre eles, o que pode tornar as pesquisas infrutíferas, na medida em que seus resultados não se tornam acessíveis à sociedade.

Neste contexto, o mestrado e o doutorado profissional se apresentam como ferramentas capazes de aproximar o setor produtivo e a academia, por meio da oferta de especialização voltada às demandas organizacionais ou do mercado, contribuindo para que o conhecimento acadêmico seja transferido à sociedade, de modo a agregar competitividade e aumentar a produtividade nas empresas e nas organizações públicas e privadas sem fins lucrativos.

 

4 IMPACTOS ESPERADOS

  1. Capacitação de profissionais qualificados em nível de pós-graduação stricto sensu para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia;
  2. Transferência de conhecimento para a sociedade de forma a atender às demandas sociais e econômicas;
  3. Contribuição para o aumento da produtividade em empresas, indústrias e organizações públicas;
  4. A formação de mestres e doutores com perfil profissional adequado às necessidades de mercado, contribuindo para a geração e a transferência de tecnologias e conhecimentos.