PROGRAMA DE APOIO À INTERAÇÃO GOVERNO -ICT- EMPRESA
 

1 OBJETIVO

Incentivar a geração de negócios e a inserção de propriedades intelectuais no mercado mineiro na forma de produtos, processos e serviços inovadores, por meio da interação Governo-ICT-Empresa-Inventor Independente, estimulando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no setor empresarial.

 

2 PÚBLICO ALVO

Empresas localizadas no Estado de Minas Gerais.

 

3 JUSTIFICATIVA 

O Estado de Minas Gerais possui um enorme portfólio de propriedades intelectuais importantes, mas inutilizadas, gerando somente custos para os detentores das tecnologias. São produtos, processos, cultivares, softwares, entre outros, que poderiam estar no mercado beneficiando a sociedade e, ao mesmo tempo, contribuindo para a produção de ganhos econômicos para o Estado.

Nesse contexto, o Programa incentiva a união de esforços e ações entre o Governo, as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, as Empresas e os Inventores Independentes com vistas à inserção de produtos, processos e serviços inovadores no mercado, com o compartilhamento dos riscos financeiros inerentes ao processo de inovação entre governo e empresas, estimulando o maior envolvimento do setor empresarial em pesquisas e no desenvolvimento tecnológico.

 

4 IMPACTOS ESPERADOS

  1. Avanço no nível de maturidade e a exploração econômica do conhecimento protegido pelas ICTMGs ou por inventores independentes apoiados pela FAPEMIG;
  2. Aumento de transferências de tecnologias no Estado;
  3. Aumento da atuação do setor empresarial em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
  4. Geração de ganhos econômicos e sociais para o Estado de Minas Gerais.