Parceria internacional abre oportunidade para pesquisadores brasileiros

Coordenação de Comunicação Social do Confap - 26-02-2019
5705

Por meio da parceria estabelecida entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as UK Academies, pesquisadores doutores sediados em universidades ou instituições de pesquisas brasileiras podem submeter propostas para as Chamadas Públicas do Fundo Newton. Promovidas em conjunto pela Academy of Medical Sciences, Royal Society e British Academy, no âmbito do Fundo Newton, as Chamadas são abertas a pesquisadores de todos os Estados brasileiros para fomentar grupos de pesquisas no Brasil em cooperação com parceiros no Reino Unido, nas áreas de ciências da natureza, de ciências médicas e de ciências sociais e humanidades.

São oferecidas três modalidades de fomento: Newton International Fellowships, Newton Advanced Fellowships e Newton Mobility Grants. Conheça um pouco mais sobre cada uma: 


Newton International Fellowship

Período de duração: Dois anos consecutivos iniciando entre 1º de outubro de 2019 e 31 de março de 2020.

Elegibilidade do candidato brasileiro: O candidato deve possuir título de doutorado com até sete anos de experiência ou estar no estágio final do doutorado para recebê-lo (ele deve possuir quando iniciar a atividade). Além disso, não deve ter cidadania britânica e estar trabalhando fora do Reino Unido no momento da candidatura.

Valores de apoio: £ 24.000,00 por ano para itens de subsistência; até £ 8.000,00 por ano para material de consumo; até £ 3.000,00 para auxílio mudança.

Data de encerramento da chamada: 27/03/2019 às 15h (horário de Londres)

Instituição que oferece a modalidade: The Academy of Medical Science (área de pesquisa clinica e orientada aos pacientes); The British Academy (área de humanidades e ciências sociais); The Royal Society (ciências naturais).


Newton Advanced Fellowship

Período de duração: A atividade possui duração de dois ou três anos consecutivos e devem iniciar entre outubro a dezembro de 2019.

Elegibilidade do candidato brasileiro: Pesquisadores doutores que possuam até 15 (quinze) anos de carreira.

Valores de apoio: O valor máximo não pode ultrapassar £ 74.000,00 para o período de dois anos e £ 110.000,00 para o período de três anos (máximo de £ 37.000,00 por ano): Salário até £ 5.000,00 para o líder do projeto baseado no exterior (o candidato fora do Reino Unido); Apoio à pesquisa de até £ 15.000,00 (para despesas de publicações, despesas para participação em eventos científicos, material de consumos, equipamentos e pesquisador assistente no exterior); Viagem e subsistências de até £ 12.000,00 (mobilidade do pesquisador britânico ou estudante PhD com experiência a instituição do parceiro internacional ou a mobilidade do parceiro internacional ou membro da sua equipe ao Reino Unido); Despesa de treinamento de até £ 5.000,00 (despesas para cursos, participação em conferência, módulos de treinamentos ou atividades específicas de treinamento).

Data de encerramento da chamada: 14 /03/2019 às 15h (horário de Londres).

Instituição que oferece a modalidade: The Academy of Medical Science (área de pesquisa clinica e orientada aos pacientes); The Royal Society (ciências naturais).


Newton Mobility Grant

Período de duração: Múltiplas visitas poderão ser realizadas em até 2 anos (a mobilidade deve iniciar a partir de 16 de setembro de 2019).

Elegibilidade do candidato brasileiro: Para pesquisadores jovens e seniores (doutorado em diante).

Valores de apoio: Até £ 3.000,00 para uma mobilidade com duração máxima de 3 meses; Até £ 6.000,00 para múltiplas mobilidades para serem realizadas no período de 1 ano (incluindo o máximo de £ 1.500,00 para despesa de pesquisa); Até 12.000,00 para múltiplas mobilidades para serem realizadas no período de 2 anos (incluindo o máximo de £ 3.000,00 para despesa de pesquisa).

Data de encerramento da chamada: 14 /03/2019 às 15h (horário de Londres).

Instituição que oferece a modalidade: The Royal Society (ciências naturais).


O prazo para o envio de propostas é até o dia 27 de março, na primeira modalidade, e 14 de março nas duas últimas. Os critérios de elegibilidade e mais detalhes sobre os requisitos e condições para o envio de propostas podem ser acessados em cada Chamada Pública no site da instituição do Reino Unido. A proposta deverá, obrigatoriamente, ser elaborada em conjunto com um parceiro britânico.

Confira as chamadas desenvolvidas por cada parceiro: