Curso gratuito: Fala Ciência

Tatiana Nepomuceno - 31-05-2019
566



A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) realizam, no dia 27 de junho, de 9h às 17h, a VII edição do Fala Ciência: Curso de Capacitação em Divulgação Científica. O evento tem como público alvo divulgadores da CT&I, pesquisadores, estudantes e interessados no tema. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Os interessados devem fazer seu cadastro via formulário do Sympla, disponível aqui

Para esta edição, estão programadas palestras com o professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa, Rennan Mafra, e com a pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Polyana Inácio Rezende Silva, que falará sobre "Cultura Maker, Ciência(s) e Tendências tecnológicas: experiência criativa com a tecnologia na contemporaneidade".

Em sua fala, Polyana Silva irá explorar os princípios da cultura maker, que tem como base a ideia de que qualquer pessoa pode construir, modificar e fabricar os mais diversos objetos com suas próprias mãos. “Nos processos sociais, observamos delegações múltiplas nas relações entre ciência, tendências tecnológicas e entidades criativas. Neste sentido falaremos sobre como a existência de laboratórios digitais de fabricação digital (FabLabs) corporificam a cultura maker, materializando ações e metodologias colaborativas.”, pontua.  


Divulgação científica na prática

O período da tarde será dedicado a oficinas práticas, que vão explorar canais e possibilidades para a divulgação da ciência. Estão previstas oficinas de fotografia e filmagem, comunicação como valor para os negócios, storytelling e podcast.

A oficina de podcast será ministrada pelo professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Phellipy Jácome, e pela jornalista Luiza Lages, responsável pela série Ondas da Ciência. Segundo Luiza, serão apresentados podcasts de ciência produzidos atualmente, com discussão sobre técnica, conteúdo e forma. Serão abordadas, também, as particularidades da comunicação da ciência em podcasts, com exemplos diversos. A oficina incluirá noções práticas básicas sobre produção, edição e veiculação.

Para a jornalista, o evento é uma oportunidade para fomentar o debate, hoje tão importante, sobre os caminhos possíveis para a divulgação das ciências. “Nesse cenário, os podcasts de ciência aparecem como uma alternativa com grande potencial para experimentação e ganho de público. Espero que a oficina consiga transmitir esse potencial e munir os participantes de curiosidade e de ferramentas básicas para se aventurar com esse formato”, afirma. 

Abaixo, a programação completa do evento. Escolha sua atividade favorita e se inscreva! 


PROGRAMAÇÃO

9h: Abertura

9h30: Palestra – Comunicação (da ciência) em momentos de crise - Rennan Mafra – pesquisador e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

10h45: Palestra – Cultura Maker, Ciência(s) e Tendências tecnológicas: experiência criativa com a tecnologia na contemporaneidade- Polyana Inácio Rezende Silva – pesquisadora Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

12h: Intervalo para almoço

14h às 17h: OFICINAS

(Atividades simultâneas: o participante deve optar pela oficina de seu interesse)

A ciência nas ondas do rádio: podcasts de divulgação científica - Phellipy Jácome, professor do Departamento de Comunicação da UFMG, e Luiza Lages, jornalista e pesquisadora, responsável pelo podcast Ondas da Ciência.

A arte de Fotografar e Filmar para promover a divulgação cientifica - Jota Santos – ilustrador, animador e filmmaker da Fundação Ezequiel Dias (Funed)

Storytelling: como contar histórias - Renata Faber – publicitária, jornalista e escritora, fundadora da Gaveta de Histórias

Ciência e empreendedorismo: a comunicação como valor - Flávia Fonseca e Verônica Anselmo –  Tinno Comunicação, empresa especializada em tecnologia e inovação


Serviço

Data: 27/6, quinta-feira, 9h às 17h   

Local: Auditório da FAPEMIG – Av. José Cândido da Silveira, 1500, Horto