Série infantil de áudio sobre Ecologia

Tatiana Nepomuceno - 18-07-2019
4686

Julho está aí e que tal curtir as férias com seu filho de forma divertida e ainda aproveitar para aprender um pouco mais sobre a biodiversidade e a conservação dos biomas mineiros? Esta é a proposta da minissérie infantil de áudio produzida pelo projeto Minas Faz Ciência, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG): A Viagem de Tiê. Tiê é um pássaro da espécie bandeira da Mata Atlântica que faz amigos e dialoga com diversos animais. Onça, tamanduá-bandeira, tatu-bola, jaguatirica, lobo guará e quati são alguns deles. Em sua jornada, o Tiê Sangue percorre o estado de Minas Gerais com a missão de conhecer os três principais biomas da região: a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. 

A série ficcional conta com oito episódios de até quatro minutos de duração e nela, o ouvinte poderá aprender com a quati Tati, por exemplo, sobre a importância de não alimentar os animais com comida para humanos. Com a onça Sassá, sobre como a ignorância humana pode colocar uma espécie em extinção e como o desmatamento pode causar desequilíbrios ecológicos nos biomas. Estas e outras temáticas são ensinadas de forma lúdica pelo passarinho Tiê e seus amigos. 

Mais que a biodiversidade em Minas Gerais, a série trabalha conceitos de Ecologia e Conservação. As aventuras de Tiê apresentam ao ouvinte discussões sobre desmatamento, predação de animais silvestres, interações entre humanos e animais, unidades de conservação e corredores ecológicos. Os temas e roteiros foram supervisionados por especialistas na área de Ecologia.

A série A Viagem de Tiê está disponível no site Minas Faz Ciência Infantil. O público tem a opção de ouvir o conteúdo online ou de fazer download gratuito dos episódios. Uma ótima opção para o aprendizado de Ciências nas escolas do ensino fundamental. Acesse: http://infantil.minasfazciencia.com.br/a-viagem-de-tie

Minas Faz Ciência

O projeto Minas Faz Ciência reúne produtos midiáticos (revista, portal, podcasts, redes sociais e vídeos) sobre Ciência, Tecnologia e Inovação que trazem novidades, debates e curiosidades sobre a área, centrados no que está sendo desenvolvido em terras mineiras. Um dos focos do projeto é o público infantil. São produzidos conteúdos direcionados para crianças no site infantil e na revista anual Minas Faz Ciência Infantil.