Abertas inscrições para o FameLab 2020

Téo Scalioni - 23-10-2019
4969

O ConselhoNacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTCI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Conselho Britânico publicaram a Chamada Pública para identificar e apoiar estudantes no âmbito da competição internacional FameLab de comunicação científica. O concurso consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recursos de apresentação. A FAPEMIG também está envolvida na chamada e em breve lançará suas diretrizes para apoio aos participantes de Minas Gerais.

O Famelab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. São seus objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade; incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial, a habilidade oral; desenvolver habilidades e oportunidades para cientistas e engenheiros se envolverem com o público de uma maneira interativa e informativa, reconhecendo a importância da comunicação; compartilhar conhecimento, inovação e ciência desenvolvidos em universidades, centros de pesquisa e empresas em uma ampla rede internacional; e fomentar a paixão por ciência e inovação.

As candidaturas devem ser apresentadas até o dia 31 de janeiro de 2020, por meio de um vídeo de inscrição e realização de cadastro eletrônico on-line disponível em www.famelab.com.br. Algumas Fundações exigem que os vídeos sejam submetidos em plataforma própria e tais regras devem ser consultadas junto ao edital. 

Acesse a chamada aqui. 

Informações:  www.famelab.com.br