Biobased Water Technology

Tatiana Nepomuceno - 06-02-2018
4299

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em parceria com a Força Tarefa para Pesquisa Aplicada (SIA) da Organização Holandesa para Pesquisa Científica (NWO), divulga hoje, dia 6 de fevereiro, o resultado da Chamada conjunta com o tema Biobased Water Technology, que pode ser visualizada aqui.


O objetivo da iniciativa foi apoiar projetos de pesquisa a serem elaborados conjuntamente por pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação/ICTs em Minas Gerais e na Holanda, que configurem cooperação bilateral e estreita. O contemplado, nesta modalidade, foi o pesquisador Cláudio Mudado Silva, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o projeto Aplicação de sistemas de tratamento de efluentes para minimizar o consumo de água de fábrica de polpa celulósica localizada na bacia do Rio Doce.


Biobased economy

A Biobased economy refere-se a uma economia em que produtos farmacêuticos, produtos químicos, materiais, transporte de combustíveis, eletricidade e calor e todos os tipos de insumos diários são feitos a partir de biomassa em substituição aos combustíveis fósseis, como petróleo, carvão ou gás natural.


Na Holanda, a Biobased economy tem sido amplamente adotada nos últimos dez anos. As razões mais importantes que levaram a essa adoção foram: busca por uma maior sustentabilidade, redução das emissões de CO2, a consciência da disponibilidade finita dos combustíveis fósseis, e as oportunidades econômicas oferecidas às empresas holandesas por meio do uso de recursos e resíduos biológicos renováveis.


O Brasil é reconhecido na área de biomassa, o que inclui a produção de etanol biológico derivado da cana-de-açúcar, produção de biodiesel de soja e o uso de madeira e minério de ferro para produção de aço. O país também possui muitos outros fluxos de resíduos que seriam úteis para a Biobased economy, mas não são aproveitados (por exemplo, o biogás de resíduos agrícolas, resíduos biológicos sólidos etc.).


Outras informações podem ser obtidas com o Departamento Central de Informações da FAPEMIG pelo e-mail dci@fapemig.br .