Envie seu vídeo e participe do FameLab 2020

Vanessa Fagundes - 10-01-2020
5639

Que tal contar a todos sobre sua pesquisa de pós-graduação? Além de divulgar o tema, compartilhar conhecimento e contribuir para aproximar cientistas do público em geral, você ainda pode ganhar uma viagem para o Reino Unido. Essa é a proposta do concurso FameLab – Talking Science, cuja edição brasileira está com inscrições abertas até 31 de janeiro.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) é uma das instituições parceiras, via Conselho Nacional das FAPs (Confap). A agência mineira irá financiar despesas com diárias e passagens para seus bolsistas (mestrado ou doutorado) que chegarem à etapa semifinal. As diretrizes para solicitação de apoio à FAPEMIG acabam de ser publicadas no site da instituição.

O concurso FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. No Brasil, é uma promoção do British Council, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por intermédio do CNPq, do Confap e da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp). Outras informações estão disponíveis em https://www.britishcouncil.org.br/famelab

Comunicar ciência

Podem participar pessoas com idade mínima de 21 anos, fluentes em português e inglês, que tenham mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado e livre-docente, em andamento ou concluído, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias. Não podem se inscrever pessoas com educação formal na área de Comunicação ou aqueles que trabalham/participam ativamente em TV, rádio e/ou canais de mídia social com mais de cem mil seguidores.

Os candidatos participam com uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e tecnologia com a duração máxima de três minutos, sem recurso de power point ou outro dispositivo eletrônico, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis. As apresentações são avaliadas pelo seu conteúdo (factualmente correto e cientificamente válido), clareza (capacidade de transmitir o conhecimento) e carisma (cativar e inspirar a audiência).

Os bolsistas FAPEMIG devem enviar seus vídeos de inscrição por meio do sistema eletrônico da Central de Informações da FAPEMIG (disponível em https://fapemig.br/pt/envio-de-perguntas). Há uma primeira etapa de seleção e os 30 semifinalistas (nacional) participam de uma masterclass em São Paulo nos dias 4 e 5 de maio. A semifinal acontece no dia 6, e os 10 finalistas se apresentam no dia 8 de maio, na grande final nacional. O vencedor representará o Brasil no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra, em junho de 2020.