Divulgado resultado da segunda fase da Chamada Santos Dumont

Vitor Hugo Silva - 14-01-2020
5908

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) divulgou, nesta terça-feira (14/01), o resultado da segunda Chamada 06/2019 – Santos Dumont,  que pode ser consultado aqui. O programa tem como objetivo financiar projetos de iniciação tecnológica que permitam ao estudante aplicar teorias acadêmicas por meio de cunho prático e a participação das equipes estudantis em competições tecnológicas de caráter educacional.

Ao todo, oito propostas de quatro universidades diferentes foram aprovadas para contratação e o investimento é da ordem de R$ 1,6 milhão.  Alguns dos projetos aprovados podem participar de competições em diversas áreas e ganhar prêmios. Este é o caso do projeto Desenvolvimento de estratégias de controle para robôs em competições de futebol de robô, desenvolvido pela equipe da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A equipe  pretende dar continuidade ao desenvolvimento de algoritmos de controle nas competições de futebol de robô.

As instituições que tiveram suas propostas aprovadas na segunda chamada deverão atualizar seu credenciamento na FAPEMIG em até 10 dias corridos após a publicação dos resultados, sob pena de desclassificação das propostas.

Programa

A primeira edição do Programa Santos Dumont  teve início em dezembro de 2005 e foi concluída um ano depois. A segunda oportunidade foi lançada em 2012, tendo 30 projetos de diferentes instituições do Estado aprovados.