Cancelados encontros preparatórios do Fórum Mineiro pela Ciência

Tuany Alves - 21-02-2020
4791

* Em razão de medidas preventivas relacionadas à pandemia do coronavírus, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) informa o cancelamento dos encontros regionais preparatórios do Fórum Técnico Mineiro pela Ciência. A orientação é que aguardem novas diretrizes a serem informadas, após o controle da pandemia em Minas Gerais.

Os pilares de uma sociedade estão atrelados à ciência, tecnologia e inovação. Economia, saúde, segurança e nossas próprias decisões individuais são, hoje, influenciadas diretamente pela CT&I. Mas que perguntas a ciência deve ajudar a responder? Como contribuir para solucionar os problemas apresentados pela sociedade? O que o Estado deve eleger como prioridade? Essas são algumas perguntas que nortearão, nos próximos meses, os debates associados ao Fórum Técnico Mineiro Pela Ciência.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) está entre os organizadores da iniciativa, promovida pela Assembleia Legislativa de MG. O Fórum pela Ciência visa criar, de forma colaborativa, um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais. A ideia é que o Plano embase ações legislativas e do governo para essas áreas, de forma a reduzir as desigualdades social, de gênero e de raça, além de garantir a recuperação, conservação, proteção ambiental e sustentabilidade. 

A iniciativa busca, também, debater a CT&I como propulsoras do desenvolvimento econômico e social do Estado e mobilizar instituições, poderes públicos, empresas e movimentos sociais para garantir investimento. Para o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, a CT&I são agendas prioritárias “e precisam ser tratadas como estratégicas pelo Estado”.

Além da FAPEMIG, participam do Fórum: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação João Pinheiro (FJP), Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), além de associações, sindicatos faculdades, escolas, instituições e universidades federais e órgãos públicos mineiros. Ao todo, são mais de 30 instituições em prol da ciência. Confira a lista completa aqui

Preparação e encontros regionais

O Fórum foi lançado no dia 30 de setembro de 2019, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Desde então, as instituições participantes veem discutindo estratégias de mobilização e trabalhando na programação de encontros regionais, que já começam em março. O primeiro encontro regional será no dia 9/3, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar clique aqui

Ao todo, nove cidades do Estado sediarão debates regionais. A etapa final será em Belo Horizonte, junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde o documento será apresentado à comissão temática pertinente. 

Confira a agenda dos encontros e se programe.