Marcha virtual pela ciência

Tuany Alves - 04-05-2020
727

Imagem: divulgação SBPC

Acontece na próxima quinta-feira (7) a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. Promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o evento busca chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) apoia a iniciativa.

Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, a manifestação contará com uma programação online ampla e diversificada levando atrações como lives, painéis, palestras, entrevistas, exibições culturais, documentários a todos os públicos. As atrações estarão relacionadas aos quatro grandes eixos dessa edição: PaCTo pela vida; Educação, Saúde e Democracia; Ciência é investimento essencial e Fique em Casa com a Ciência.

A FAPEMIG, por meio do projeto de divulgação científica Minas Faz Ciência, irá participar da Marcha com atividades em suas redes sociais. Então fiquem ligados e não percam. 

Confira mais atividades programada para a Marcha Pela Ciência de Minas Gerais aqui.

Mobilização virtual

Além das programações estaduais o evento contará com algumas atividades nacionais, como o painel digital sobre "O enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil", que acontecerá das 10h30 às 12h, e o painel "A CT&I no Brasil: sucessos e desafios", com início às 15h.

Haverá ainda uma mobilização no Twitter com o intuito de chamar a atenção para a luta por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Chamado de ‘tuitaço’ a ação acontecerá em dois momentos: de 12h às 12h30 e 18h às 18h30. Para participar basta compartilhar no seu Twitter as hashtags: #paCTopelavida e  #fiquememcasacomaciencia

Marchando pela Ciência

Nos dias que antecede a manifestação, a SBPC divulgará depoimentos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e amigos da ciência sobre temas de ciência, educação e saúde. Todos podem participar. Confira sugestões de temas para o vídeo:

- Por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia?

- Por que o isolamento social é uma ação fundamental neste momento?

- Que outras medidas deveriam ser adotadas?

- Se a ciência brasileira tivesse um orçamento mais adequado, poderíamos estar melhor preparados para o enfrentamento da pandemia?

- Como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?

Se for em vídeo, ele deve ter de 30 segundos a dois minutos de duração e o participante deve se apresentar brevemente no início – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa. O depoimento pode ser gravado em celular, com o aparelho na horizontal. Também é possível enviar uma declaração por escrito, a frase deve ter até 120 caracteres e também é preciso  se apresentar.

Todos os vídeos serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram).

Os depoimentos, tanto escritos quanto por vídeo, devem ser enviados para o e-mail marchavirtual@sbpcnet.org.br, junto com uma frase que autorize a divulgação do mesmo pela SBPC.