Em julho será realizado o I Fórum Virtual do Confap

Assessoria de Comunicação Social – Confap - 29-06-2020
4632

O I Fórum Virtual – Confap reunirá presidentes e representantes das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados, além de representantes de entidades acadêmicas e científicas, ministérios e agências de fomento federais e internacionais, como Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), Setor de Pesquisa e Inovação da delegação da União Europeia no Brasil, Wallonie-Bruxelles International,  Embaixada do Reino Unido, Fundação Bill & Melinda Gates/Global Health Strategies e British Council.

Para o presidente do Confap, prof. Fábio Guedes, que também preside a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), “o I Fórum Virtual – Confap será um momento muito importante para o Conselho, suas 26 FAPs, e para a ciência nacional, já que será a oportunidade de realizar um balanço das atividades executadas até então em 2020, visto que praticamente todas as ações tiveram que ser replanejadas e reconfiguradas em razão da pandemia causada pela Covid-19”.

O Confap, que congrega 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), realiza quatro vezes ao ano o seu Fórum Nacional, que possibilita o intercâmbio de ideias, boas práticas, apresentação das ações desenvolvidas e prestação de contas entre as FAPs. Além disso, os encontros são espaços oportunos para a união de esforços e o planejamento conjunto de ações para captação de recursos para o fomento da C,T&I no país. Em razão da atual pandemia, e como medida de segurança para a saúde dos participantes, será a primeira vez que o Confap realizará o Fórum Nacional totalmente online.

O presidente do Confap destaca também que “a presença e o prestígio no Fórum dos principais dirigentes das agências federais de fomento à ciência do Brasil, e de parceiros internacionais do Confap, proporcionará um excelente debate, além do lançamento de importantes programas, que chegam em boa hora para que possamos atuar coletivamente, e em rede, neste momento de dificuldade para a ciência brasileira, justamente em um período extraordinário para a vida social no país.”

Programação do I Fórum Virtual – Confap

Parte da programação do Fórum será transmitida ao vivo para o público, das 09h às 11h, pelo canal do Youtube do Confap. Estão previstos os lançamentos das novas edições de importantes programas, como o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) e o Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia (PROTAX), ambos executados pelo CNPq em parceria com o Confap e as FAPs.

Está previsto também o lançamento da Chamada do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), iniciativa da Capes em parceria com o Confap e as FAPs, e a Chamada Pública de Modernização e Qualificação de Laboratórios Emergentes para Infraestrutura NB3, parceria do MCTI, Finep e Confap. E será apresentado ao público a parceria entre o Confap e o CLP-Liderança Pública sobre o Ranking de Competitividade dos Estados.

O restante da programação do Fórum (11h – 12h30 e 14h-16h), acontecerá em reuniões internas (não será transmitido no Youtube), e terá a participação de representantes do Confap, MCTI, Setor de Pesquisa e Inovação da delegação da União Europeia no Brasil, Wallonie-Bruxelles International,  Embaixada do Reino Unido, Fundação Bill & Melinda Gates/Global Health Strategies e British Council, que irão apresentar as atividades de cooperação internacional de C,T&I em andamento, e o balanço das ações.

Encerrando a programação, e como parte das reuniões internas do Fórum (14h-16h), os presidentes das FAPs se reunirão para alinhar as agendas das cinco Diretorias Regionais do Confap, e o momento será reservado para deliberações estratégicas e jurídicas entre as Fundações.

I Fórum Virtual – Confap

Data: 03/07/2020 às 9h (Horário e Brasília)

*Transmissão ao vivo no canal do Youtube do Confap.

**O evento será transmitido ao vivo para o público das 9h às 11h, após este horário as reuniões serão internas

Confira a programação completa do evento (clique aqui)