Ciclo de inovação aberta do HUB MG impulsiona ramo siderúrgico

Assessoria de Comunicação - 09-09-2020
2262

Esta semana a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por meio do HUB MG, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), finalizou as etapas de cocriação do ciclo de inovação aberta para o aço. Essa fase antecede o período de testes e serve para que a empresa se aprofunde nas soluções escolhidas. 

O processo se iniciou há dois meses, quando um dos maiores grupos siderúrgicos do mundo, presente em Minas Gerais, apresentou dois desafios para o HUB MG. O de Corte de Cilindros, focado no desenvolvimento de pesquisa junto à academia, e outro de Predição de Vendas, destinado a startups que trabalhem com previsão de demanda.

Mais de 50 soluções foram buscadas para os dois desafios abertos, entre universidades e startups nacionais e internacionais. As soluções com maior aderência ao desafio foram apresentadas para a empresa e as melhores foram selecionadas para a etapa de cocriação. A expectativa é que até três sejam de fato testadas e, se bem sucedidas, poderão ser incorporadas pela corporação. As provas de conceito serão remuneradas pela empresa e acompanhadas pelo HUB MG.

HUB MG

O HUB MG é um projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) que tem o objetivo de acelerar processos de inovação em empresas mineiras de médio e grande porte e em instituições públicas, promovendo a conexão de seus desafios com soluções tecnológicas de todo o mundo. O HUB MG auxilia essas organizações a se tornarem mais rápidas, eficientes e disruptivas através de soluções de base tecnológica.

Fonte: SIMI