Acompanhe o lançamento do Plano de Integridade da FAPEMIG

Tuany Alves - 24-03-2021
5035

Será lançado na próxima quinta-feira (25), às 9h, pela plataforma Zoom, o Plano de Integridade da FAPEMIG. O encontro online acontece durante o Webinário de Integridade e Desenvolvimento Econômico – Construindo confiança para a geração de riquezas, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede).

Segundo o chefe de Gabinete da FAPEMIG, Daniel Ferreira de Souza, o Plano de Integridade da Fundação se conecta profundamente com a iniciativa da Secretaria, o Sede Integra, “uma vez que representa as ações que vão ser desenvolvidas para promover a cultura ética e transparência na instituição”. Além disso, é uma forma de accountability, conceito tão caro na administração pública. 

Daniel Ferreira conta que essas ações buscam enfatizar o fortalecimento e aprimoramento da governança, sinalizando a sociedade de que a FAPEMIG tem compromisso com os princípios e normas éticas, os considerando objetivos estratégicos e valorosos da instituição. “Temos hoje no radar a busca incansável por nos tornarmos uma instituição de ponta e entendemos que a adoção desses mecanismos é um passo importante para a nossa caminhada”, pontua.

Além do chefe de Gabinete estará presente na apresentação o presidente da FAPEMIG, Paulo Beirão, e a auditora da Fundação, Carla Viana. O grupo irá apresentar os aspectos gerais do Plano de Integridade, a trajetória e os atores da produção do planejamento, bem como a sua importância perante os valores da FAP.

ÉTICA E CONFORMIDADE

Os planos de integridade são uma ferramenta utilizada por diversas instituições que adotam ações para mitigar os riscos e promover condutas éticas. Ciente da importância e transparência na gestão pública, o governo do Estado de Minas Gerais lançou, em 2017, o Decreto 47185 que define a macro diretriz do que seria o Plano Mineiro de Promoção a Integridade. “Este decreto traz a importância de um juízo de conveniência dos órgãos públicos de Minas para criar um plano que, de alguma forma, capitalize um senso de ética e conformidade”, conta Ferreira.

O chefe de Gabinete informa, ainda, que o plano também é uma ferramenta que busca conduzir esforços coletivos, de forma a realizar ações sistematizadas em prol do alcance do objetivo comum que é estar em conformidade e trabalhando com a prevenção dos desvios gerenciais. “Muitas vezes se pensa em crimes, mas não é só isso. O plano também busca evitar o desvio do andar normal dos processos”, destaca.

Na FAPEMIG esse planejamento foi desenvolvido por meio de um grupo especificamente constituído para realizar análises de informações e definições de eixos. Além disso, eles desenvolveram um plano de ação e o Plano de Integridade final. “O grupo teve papel protagonista em um primeiro momento, depois o Gabinete da Fundação atuou para consolidá-lo realizando uma espécie de relatoria desse trabalho”, informa. 

WEBINÁRIO

O Webinário de Integridade e Desenvolvimento Econômico – Construindo confiança para a geração de riquezas acontece desde de terça-feira (23) e irá até amanhã (25). Durante esses três dias os servidores da Sede e de outros órgãos tem participado de uma série de debates que buscam instigar a reflexão quanto aos valores éticos que pautam o serviço público. As palestras estão abordando temas de compliance e anticorrupção, fomentando a política de integridade entre os servidores do Estado e convidados em geral.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Sympla.