Programa de aceleração aproxima Brasil e Polônia

Teo Scalioni - 16-07-2021
2507

Apesar da distância, Brasil e Polônia podem ter muitas coisas em comum, principalmente quando se fala em inovação e empreendedorismo. Pensando nisso, foi criado o Programa de Aceleração Brasilésia, que visa  proporcionar a oportunidade de cooperação entre startups brasileiras e polonesas, desenvolvendo negócios com potencial de internacionalização.

A inciativa empresarial foi realizada e administrada em conjunto por brasileiros e poloneses, desenvolvida pela Agência Mineira de Invesment e Promoção Comercial (INDI), Zona Econômica Especial de Katowice, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade da Silésia, SPIN-US Ltd. - subsidiária da Universidade da Silésia, o Parque Tecnológico de Viçosa e o fundo de investimentos polonês Invento. O programa também conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

O objetivo da Brasilesia é criar programas, ferramentas, atividades e apoios conjuntos que irão impulsionar a cooperação conjunta na criação de novos produtos e tecnologias. Além disso,  tem como finalidade ajudar os empresários poloneses e brasileiros a entrar e se desenvolver no mercado estrangeiro, permitindo-lhes uma cooperação inovadora. 

Dentre as premissas do programa estão: expansão para um novo mercado (respectivamente polonês / brasileiro) com suporte “soft-landing”; validar o potencial de mercado com especialistas de diferentes países; trocar conhecimento de domínio; encontrar parceiros de negócios, clientes ou distribuidores estrangeiros; encontrar parceiros tecnológicos entre, por exemplo, instituições de pesquisa acadêmica; criar projetos conjuntos de P&D; encontrar novos investidores. 

As startups selecionadas além de receberem um aporte de investimento para as melhores, contarão com oficinas onlines e mentorias, suporte soft landing - lançamento controlado de um negócio em um novo mercado, durante o qual são incorridos menos custos e riscos e um demoday para apresentação das startups.   

Para marcar o lançamento oficial desta iniciativa e dar início às atividades de divulgação, no dia 20 de julho, próxima terça-feira, acontecerá o evento de lançamento do programa de Aceleração cruzada entre Brasil e Polônia. Clique aqui para informações.