Hackathon Climático busca soluções inovadoras sustentáveis

Téo Scalioni - 30-07-2021
762

Estão abertas as inscrições para a edição 2021 do Hackathon Climático promovido pelo TEDxSavassi, de Belo Horizonte. O programa, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro, tem como objetivo desenvolver soluções climáticas para organizações não governamentais e da sociedade civil. Nesse sentido, os participantes deverão elaborar uma solução inovadora relacionada à agenda da sustentabilidade considerando o desafio definido pela organização do evento juntamente com as organizações parceiras.

No total, serão mais de quatro horas para idealização de uma solução original e aplicável, com sessões de mentoria e workshops que ajudarão os times a potencializar os seus projetos. O evento será limitado a 80 participantes que serão divididos em equipes compostas por quatro integrantes. A ideia é que esse time seja o mais diverso possível em termos de áreas de atuação. As cinco equipes mais bem avaliadas pela pré-banca do Hackathon serão selecionados para realização de um pitching para a banca julgadora oficial composta pelos representantes das organizações.


Conforme explica Daniel Pereira, um dos organizadores do projeto, durante o evento os times irão participar de uma maratona de inovação, que visa desenvolver as melhores soluções para um desafio atrelado à mudança do clima. Dentre as organizações parceiras de renome nacional e internacional estão o Greenpeace, WRI, YCL, Climate Reality Project, Engajamundo, Zero Youth Waste, Fridays For Future MG. “O intuito é unir inovação e sustentabilidade para fomentar a luta contra as mudanças climáticas e aquecimento global, promovendo o engajamento da sociedade civil quanto à emergência do tema”, explica ele.

Outro ponto observado por Daniel é que o Hackaton busca ser o provedor de conhecimento técnico e um canal de aprendizagem para metodologias cada vez mais empregadas e promissoras  “As soluções vencedoras terão licença pública e poderão ser utilizadas e compartilhadas livremente pelas organizações parceiras, pelo TEDxSavassi e pelos participantes, não pertencendo a nenhuma das Partes exclusivamente”, garante. Segundo ele,  as mesmas serão objeto de licença “Atribuição-NãoComercial-Compartilha” (Creative Commons), que permite a adaptação e desenvolvimento da solução não comerciável, com os devidos créditos e com o licenciamento de suas novas criações sob os mesmos termos.

Premiação e covid-19
Para a premiação, espera-se parcerias para incubação da solução vencedora pelo período de três meses, visando a aceleração e aperfeiçoamento da mesma. Além disso, serão disponibilizada bolsas de estudos em cursos de sustentabilidade do YCL para a equipe vencedora (premiação completa a definir).

Como consequência da pandemia de covid-19, o TEDxSavassi realizará todas as atividades físicas e presenciais no ambiente online, preservando seus principais objetivos e produtos culturais.

Clique aqui para saber mais. Duvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail Hackathon@tedxsavassi.com.br