FAPEMIG realizará live sobre Ciência e Diversidade

Júlia Rodrigues - 17-11-2021
4256


No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data serve como lembrete sobre a importância da luta em favor da igualdade racial e contra todos os tipos de desigualdade, que também podem se manifestar em relação a sexo, gênero, nacionalidade, dentre outros. A busca pela igualdade de condições inclui o campo da ciência. Esse tema será discutido na próxima Live FAPEMIG, que terá como tema “Ciência e Diversidade”.

A Live FAPEMIG está marcada para a próxima sexta-feira (19), às 15h, no nosso perfil do Instagram (@fapemig). Para falar sobre o assunto foi convidada Luciana Silva, professora, chefe do Serviço de Biologia Celular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed e co-fundadora da Liga de Ciência Preta Brasileira.                     


DIVERSIDADE NA CIÊNCIA

O perfil racial da comunidade científica brasileira, atualmente, ainda não reflete os 54% da população negra e parda do país. Na live, será discutido, em especial, esse desfalque na área de ciência e tecnologia e como seria possível reverter este fato. Será proposta, ainda, uma reflexão sobre a importância da educação básica de qualidade para a formação de novos cientistas. A professora Luciana Silva, vai contar sobre sua experiência no contexto atual, sobretudo, na área de estudos envolvendo tumores humanos.


LIGA DE CIÊNCIA PRETA
A Liga de Ciência Preta Brasileira (LCPD) é formada por uma rede de cientistas afrocentrados que atuam nas diversas áreas do conhecimento científico. Tem como fundador Felipe Brito (USP)  e co-fundadoras as professoras Luciana Silva (Funed) e Viviane Alves (UFMG). Segundo a LCPD,seu objetivo, é “divulgar e dar  visibilidade à ciência produzida pela comunidade  preta de cientistas no Brasil e no mundo”. A rede também “promove discussões sobre temas relacionados à saúde, aproximando a academia da população vulnerável para que tenham acesso  a informações seguras e de qualidade”. Além do Instagram, também estão presentes no YouTube e Facebook.