Defesa da ciência e parcerias futuras

Vanessa Fagundes - 23-03-2022
3610


Foto: Almir Ferreira

A direção executiva da FAPEMIG recebeu, no dia 21, a visita do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A convite da Fundação, ele veio conhecer um pouco mais sobre o funcionamento, as linhas de atuação e os principais programas executados pela agência mineira. Também participou do encontro Felipe Attiê, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Em sua fala, Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG, destacou o potencial dos investimentos em CT&I para mudar o perfil econômico de Minas Gerais. Ele destacou casos de sucesso ligados aos investimentos da Fundação e colocou em pauta possíveis caminhos e temas estratégicos que poderiam ser trabalhados em conjunto com parceiros do legislativo e da iniciativa privada. Marcelo Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou as perspectivas para 2022, dentre elas o recebimento do orçamento integral e o fomento a mais de oito mil projetos de pesquisa.

O deputado Arantes reafirmou seu interesse pela pesquisa científica e destacou o papel importante da FAPEMIG. Relembrando sua trajetória profissional, ressaltou o impacto positivo da aplicação da ciência em áreas como a agricultura e infraestrutura. Também se colocou à disposição para pensar parcerias e estratégias que promovam a CT&I no Estado.


No encontro, foram discutidos projetos atuais e futuros. Da esquerda para a direita: Lucas Mendes, assessor do Gabinete FAPEMIG; Cynthia Mendonça, assessora da DCTI; Marcelo Speziali, diretor de CT&I; Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG; deputado Antônio Arantes; Felipe Attiê, subsecretário estadual de CT&I; Daniel Ferreira, chefe de Gabinete da FAPEMIG; Camila Ribeiro, diretora de Planejamento, Gestão e Finanças. (Foto: Almir Ferreira)

VISITAS
Em busca de maior transparência e colaboração com órgãos dos poderes executivo e legislativo, a FAPEMIG vem realizando encontros de trabalho em sua sede para discussão de projetos atuais e futuros. A iniciativa está ligada, também, ao Plano de Integridade da Instituição, que prevê com tais visitas o fortalecimento da comunicação com os órgãos e demais entidades do Poder Estadual, com vistas a fomentar a imagem da FAPEMIG e consolidar sua importância para a Ciência e Tecnologia e para o desenvolvimento do Estado.

Segundo o assessor de Gabinete da FAPEMIG, Lucas Mendes, "o estreitamento de laços com a ALMG constitui um papel estratégico para a FAPEMIG e para o sistema de ciência e tecnologia. É importante demonstrar não somente nossa relevância para o sistema, como também o papel do fomento para o desenvolvimento do Estado. Por entender essa importância, a iniciativa de estreitar as relações compõe, hoje, o Plano de Integridade da FAPEMIG". O Plano de Integridade da FAPEMIG pode ser acessado aqui