Live FAPEMIG revela a ciência dentro da garrafa

Júlia Rodrigues - 28-04-2022
4374

A convidada da edição de abril, Luciana Brandão, é bióloga e especialista na produção de cervejas artesanais 

Esse mês a live FAPEMIG terá o tema “Cerveja: A ciência dentro da garrafa”. O evento será transmitido no perfil oficial da FAPEMIG no Instagram (@fapemig) na próxima sexta-feira (29) às 15h. Contaremos com a participação da bióloga, doutora em microbiologia e sommelier de cervejas pela Academia Barbante de Cerveja com certificação Doemens Academy de Munich, Luciana Brandão. A especialista é CEO, cofundadora do Laboratório de Cervejas e professora do curso de Produção de Cerveja Artesanal.

A produção de cerveja é uma ciência multidisciplinar desde a produção de matéria prima ao produto final. Cada etapa da produção da cerveja emprega inúmeras técnicas como monitoramento de ph, fermentação, pasteurização com o objetivo de assegurar a qualidade e o sabor além de cada estilo de cerveja. “Por trás de cada processo há sim, muita química, microbiologia, engenharia, matemática entre outras ciências”, explica Luciana. 


Laboratório da Cerveja

O Laboratório da Cerveja surgiu em 2016 como um projeto de extensão do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB - UFMG) em resposta a demanda do mercado de cervejarias em Minas Gerais. Tornou-se a primeira empresa do estado e da região Sudeste a produzir leveduras líquidas de alta qualidade, a oferecer serviços de controle de qualidade, segurança e padronização dos produtos. 

Atualmente, a inciativa tornou-se uma empresa com o apoio do programa de desenvolvimento de negócios, Biotechtown. Abriu sua unidade física localizada no polo cervejeiro de Minas Gerais em Nova Lima. Além disso, a empresa negocia junto a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (CTIT - UFMG) a transferência tecnológica de leveduras nacionais e exclusivas na produção de cerveja. Segundo Luciana, por meio desta iniciativa, será possível diminuir a dependência por fermentos importados e agregar identidade nacional ao produto. 

Curso de Produção de Cerveja Artesanal

O curso oferecido desde 2017 é presencial e teve suas atividades canceladas durante os anos de 2020 e 2021, por causa da pandemia de COVID 19. “Esse ano já estamos em processo de reabertura do mesmo e em breve as inscrições estarão abertas”, anuncia Luciana. 

Acompanhe os perfis oficiais e acesse mais informações sobre o curso pelo perfil no Instagram (@laboratoriodecerveja) e no site oficial.